domingo, junho 09, 2013

... e também esta



BURGUESES


Não me dão pena os burgueses vencidos.
E quando penso que me vão dar pena,
cerro bem os dentes e fecho bem os olhos.


Penso em meus longos dias sem sapatos nem rosas.

Penso em meus longos dias sem chapéus nem nuvens.

Penso em meus longos dias sem camisas nem sonhos.

Penso em meus longos dias com minha pele proibida.

Penso em meus longos dias.

“Não passe, por favor. Isto é um clube.”

“A lista está cheia.”

“Não há vaga no hotel.”

“O senhor saiu…”

Precisa-se de meninas...

Fraude nas eleições.

Grande baile para cegos.

Saiu o Prémio Maior em Santa Clara!

Bingo para órfãos.

“O cavalheiro está em Paris.”

“A senhora marquesa não recebe.”


Enfim!,

e que tudo recordo e como tudo recordo,

que porra me pede você para fazer?

E, além do mais, pergunte-lhes:

estou certo que eles também se recordam.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

E ainda de Nicolas Guillen

"Eis que floresce a velha lança
Arde em nossas mãos a esperança
A aurora é lenta mas avança"

Um beijo.

Anónimo disse...

PALABRAS FUNDAMENTALES


Haz que tu vida sea
campana que repique
o surco en que florezca y fructifique
el árbol luminoso de la idea.
Alza tu voz sobre la voz sin nombre
de todos los demás, y haz que se vea
junto al poeta, el hombre.

Llena todo tu espíritu de lumbre;
busca el empinamiento de la cumbre,
y si el sostén nudoso de tu báculo
encuentra algún obstáculo a tu intento,
¡sacude el ala del atrevimiento
ante el atrevimiento del obstáculo!
Nicolás Guillén

Mi vida fue rodeada por estos poemas que hoy me recuerdan mi infancia.Saludos Sergio y gracias por mostrar Nicolás Guillén a Portugal

Yolexis