quarta-feira, junho 19, 2013

Quem é quem? E quem é que se autoriza a perguntar quem é quem?

Andam por aí uns jovens (de "cartão de cidadão"...) que, francamente, me causam repulsa e preocupam. São os obsoletos liberalões que se maquilharam de liberalíssimos, e se enfarpelam de modernismo intelectualoide
Escrevem "expressamente" e peroram onde são sempre bem-vindos, porque isto de haver esquerda e direita tem de ser remetido para o passado, e há que lançar nuvens de fumo para tapar a evidente luta de classes.
Entre os que mais avultam nessa fauna há um tal Henrique Raposo, em que se tropeça em cada revista ou página de... cultura (talvez com k). Teve, agora, uma resposta que bem merece, ao perguntar, irónica e acintosamente, quem é Mário Nogueira.
Com muito gosto (e gozo) a reproduzo: 


A MODO E A DESTEMPO 
(Com um agradecimento 
ao senhor Henrique Raposo)

Não vou perguntar quem é Henrique Raposo, simplesmente porque não me interessa conhecer quem, à falta de argumentos políticos, se dedica a ataques pessoais. Mas quero esclarecer o senhor Raposo, em primeiro lugar a propósito da pergunta que faz: quem sou eu; depois, sobre uma questão que, para ser compreendida, obriga a perceber o que é a democracia... mas tentar não custa.

Admitindo que não lhe interesse saber onde nasci, a minha filiação, as minhas habilitações académicas, a minha ficha clínica ou o nome do meu gato, limitar-me-ei a esclarecê-lo sobre três coisas:

1) A minha presença na atividade sindical decorre de processos eleitorais legais e democráticos, sendo que o cargo de Secretário-geral da FENPROF é por mim exercido há apenas dois mandatos. Iniciei o terceiro há pouco mais de um mês, na sequência de um Congresso Nacional que elegeu a direção da FENPROF. Dos 650 delegados presentes, 500 foram eleitos nas escolas pelos professores sindicalizados, tendo sido inequívoca a votação que elegeu esta direção.

2) A lei sindical a que a FENPROF e os seus dirigentes se sujeitam não é exclusiva para nós. É a mesma que se aplica a outras organizações respeitáveis como, no caso da Educação, a FNE, ou, num âmbito mais geral, as confederações sindicais CGTP e UGT;

3) A avaliação a que me sujeitei não se me dirige em particular. É a mesma que se aplica a todos os que, não estando na escola por desempenharem cargos fora dela, têm, contudo, de ser avaliados. Chama-se "ponderação curricular" e aplica-se aos dirigentes sindicais, aos deputados, aos membros do governo, aos autarcas, presidentes de câmara ou vereadores a tempo inteiro, e a outros docentes que em âmbitos diversos, exercem atividade fora da escola.

Feita a explicação, perguntar-se-á: pensaria Henrique Raposo que o país tinha uma lei especial para a FENPROF e, em particular, o seu Secretário-geral? Não parecendo ser assim, cabe então perguntar: por que não escolheu outro dirigente sindical, de outra organização, por exemplo, ou um deputado (há muitos que são professores), ou um presidente de câmara, ou um membro do atual governo ou até um dos seus muitos assessores que são professores?

A pergunta é retórica, claro, porque a resposta é óbvia: não lhe interessava. Em primeiro lugar porque, provavelmente, para si, a democracia só tem um lado, o do poder; depois, porque mesmo no que, eventualmente, considerará o lado oculto da democracia, eram a FENPROF e o seu Secretário-geral que pretendia atingir. Saiba o senhor Raposo que, sendo o ataque feito de forma tão pouco inteligente que deixa a nu o propósito, o que procurava ser um insulto acaba por ser deferência. A precisão da escolha significa que a FENPROF está a chegar onde era pretendido, pelo que, desorientados, os que se sentem atingidos deixam de reagir politicamente para desferirem ataques pessoais. São ótimos esses sinais e dão-nos ainda mais força para continuarmos. Fica, por isso, o agradecimento.



Ler mais (quem quiser): http://expresso.sapo.pt/mario-nogueira-responde-a-henrique-raposo=f814731#ixzz2WfsDaWE3

Ora toma!
Tau!, tau!
E hoje não tens sobremesa, ó Raposo!  

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi buscar lã e veio tosquiado.
Campaniça

samuel disse...

Em cheio!

Graciete Rietsch disse...

Já tinha lido esta resposta de Mário Nogueira ao Sr. Raposo.
Orgulho-me de ter votado nele naquele difícil Congresso em que foi eleito, pela primeira vez, Secretário Geral da FENPROF. Estive como delegada, nesse Congresso, pelos professores aposentados.

Um beijo.

Jorge Manuel Gomes disse...

Na mouche!

Esse menino, Raposo de nome, deve estar a candidatar-se ao clube dos bildbergers e para tal precisa de lamber botas e fazer favores a alguém.

Com um grande abraço,

Jorge

Olinda disse...

Ora toma ô Raposao!...Mais valia,ficares calado.

Um beijo