quinta-feira, dezembro 31, 2015

Convite e resposta

Mail recebido

Exmo.Senhor Dr. Sérgio Ribeiro

O Chefe do Protocolo do Estado transmite a V. Exa o convite de S.E. o Primeiro-Ministro para assistir a uma Cerimónia Comemorativa dos 30 anos da integração de Portugal nas Comunidades Europeias., que decorrerá no próximo dia 8 de janeiro de 2016, às 18.30 horas, no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, e a que se digna presidir Sua Excelência o Presidente da República.
Depois de um momento musical, usarão da palavra Suas Excelências o Presidente da Republica e o Primeiro Ministro, o Presidente do Parlamento Europeu, Martin Shultz, e o Ex- Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
Roga-se a comparência no local até às 18.00 horas.

Muito se agradece resposta até às 17.00 horas do próximo dia 5 de janeiro de 2016.

O Chefe do Protocolo do Estado
António de Almeida Lima


Resposta 

Exmo. Senhor Chefe do Protocolo do Estado

Por via de V.Excia., recebi o convite de S.Excia. o Primeiro-Ministro para assistir a uma Cerimónia Comemorativa dos 30 anos da integração de Portugal nas Comunidades Europeias.
Será, como está implícito nas intenções, forma e local, uma iniciativa de comemoração festiva de acto e processo controversos  da História  recente de Portugal. Acto e processo  de que sempre, como cidadão português – e por isso europeu, não da U.E.)  – , fui fundamentadamente crítico, o que sempre tornei claro (desde um primeiro artigo, de 1962, na Revista de Economia), e que o processo histórico decorrido, particularmente depois do Tratado de Maastrich tem vindo, na minha perspectiva, a confirmar. O que não impediu que, democraticamente, tivesse sempre defendido as minhas posições enquanto 12 anos como deputado no Parlamento Europeu, onde durante 5 anos fui eleito para fazer parte da sua direcção. Não me considero, pelo exposto, que possa, em coerência, corresponder ao convite, que agradeço.

Com os cumprimentos do

                





            (Sérgio Ribeiro)

2 comentários:

cid simoes disse...

A RESPOSTA CERTA NO MOMENTO EXATO.

Pata Negra disse...

Quem responde assim não é gago! Quem assim comenta não tem dor de cotovelo do convite!
Um abraço e passa-a bem.