domingo, maio 30, 2010

Ainda o aumento do IVA

Em 17 e 19 deste mês coloquei, neste blog, duas mensagens sobre o aumento do IVA.
Entretanto, e porque tratei do tema em outras actividades, justifica-se que a ele volte. Até porque o interesse despertado por esse acréscimo me levou a estudar aquelas tiras que saem das caixas registadores e encontrei – e não só eu… – coisas curiosas.
Assim é por o aumento do IVA, com a enorme carga de, para além de 1 ponto percentual nos três escalões, ter aumentado a injustiça fiscal relativa entre a taxa dita normal e a taxa reduzida para os bens de primeira – como tentei provar –, parece ter tido a "compensação" de pôr alguns de nós – poucos que sejamos – a ver, nessas fitas com as compras feitas, quais são os produtos taxados a 5%, e que passarão a sê-lo a 6%, e quais o não são.
E se essa “curiosidade” foi acicatada pela inacreditável justificação de Sócrates de que, ao aumentar a taxa reduzida, se aumentava a Cola-Cola que lá estaria indevidamente, depois ainda mais “embrulhada” por um ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, é positivo que haja quem esteja a fazer tal “busca”, e tome consciência, por exemplo, que o açúcar não está na taxa reduzida, nem biberões, tetinas e produtos de higiene para bebés por não serem considerados farmacêuticos, nem os indispensáveis produtos detergentes, e outras “curiosidades”.
Como é que andamos, todos nós, tão longe daquilo que nos diz directamente respeito?

5 comentários:

poesianopopular disse...

A maioria dos portugueses, continua a confiar, em quem não deve!
Será por, ser mais fácil?
Ou será uma questão cultural?
Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Viva, poesianopopular, obrigado pelas visitas. São estimulantes. Olha... mais um resultado da manifestação, que muitos e muitos maiores terá.

Um abraço camarada

samuel disse...

Mourinhos e "derivados" são coisas que ocupam imenso espaço...

Abraço.

JC disse...

Não podia estar mais de acordo.

JC in portaldafiscalidade.com

Graciete Rietsch disse...

A pouco e pouco começaremos a abrir os olhos. Já se começou a ver com a Manifestação.

Um beijo.