quarta-feira, maio 05, 2010

Quem consome demais?

Juntando-se a outras vozes (parece um coro!...), o presidente da AEP (Associação Empresarial Portuguesa) terá dito:
  • "vamos estimular a poupança e contrariar um problema nacional grave que é o de consumirmos demais e vivermos acima das nossas possibilidades".
Mas quem é que consome demais e vive acima das nossas possibilidades (e direitos!) actuais, datadas de 2010?
Eu, tu e nós?,
ou ele, vós e eles?

8 comentários:

Anónimo disse...

Euro e União Económica e Monetária mais não visam do que servir os interesses do capital financeiro e das grandes potências europeias. Não é a cooperação e o desenvolvimento equilibrado e sustentável de todos os povos que se pretende, mas sim o fortalecimento da capacidade dos mais poderosos para impor as suas leis e para continuar a rapina dos recursos e intensificar a troca desigual, com a manutenção de uma Europa de exploração, desemprego e pobreza.

O nosso país não está condenado à inevitabilidade da rendição perante o capital financeiro e as grandes potências. Recuperar a soberania nacional, a capacidade de intervenção sobre a nossa própria economia, desenvolver e proteger o nosso tecido produtivo, criar emprego, apostar num forte e dinâmico sector empresarial do Estado, tirar partido das nossas vantagens comparativas, diversificar as relações económicas, nomeadamente com as chamadas economias emergentes, intervir decididamente por uma alteração de fundo do actual rumo da União Europeia, são decisões que estão ao alcance do povo português e que constituem a única linha real de combate à vulnerabilidade da nossa economia.

Bruno disse...

O problema é que vivemos abaixo das nossas potencialidades.

zé traboca disse...

A culpa é minha, confesso.
- Gasto muito nos recibos da luz, da água no supermercado no talho nos livros da escola dos miúdos;( quando é necessário no médico sócio do cangalheiro na farmácia, também gasto muito na prestação/habitação 3 assoalhadas que pago ao agiota do banqueiro gasto muita massa em impostos... só este mês no autárquico foi um pipa da massa chegando ou ponto de ficar teso que nem um carapau.

-Claro que sou um gastador compulsivo um estroina um irresponsável etc & tal
-Sou o principal responsável pela crise do capital, confesso!
Zé Traboca de Pouco Manduca
Pouco da mãe e Manduca do pai.

Fernando Samuel disse...

Quem consome demais?
Ou: Quem se consome demais?...

Um abraço.

Fel de cão disse...

Aqui o "Zé Traboca" diz muitas cisas...Diz que a culpa é dele,que gasta no médico sócio do cangalheiro,que é estroina,gastador compulsivo,irresponsável...Eu,que não o conheço,e não tenho razões para duvidar das afirmações. acho que ele está "cheio de razão"...

Graciete Rietsch disse...

Poupar? Como, neste país onde o salário de quem trabalha apenas chega, quando chega,para sobreviver. Eles não poupam. Roubam.

Um abraço grande.

Antuã disse...

Mas, poupar o quê?

Maria disse...

Eu gostava de poder consumir mais... um bocadinho...