sábado, maio 22, 2010

Citação... de uma encíclica

Na procura de um livro, aparecem sempre outros... e nunca o que se procurava.

Talvez por influência da vinda do Bento XVI aqui às proximidades, saltou-me da estante - e não a procurava, claro... - uma velha brochura, de 1967!, editada pela União Gráfica, na colecção documentos pontifícios, Populorum Progressio.

Folheei-a e vi, com alguma surpresa, que a tinha toda sublinhada e com muitas notas à margem. Por isso, recordei o trabalho de então sobre esse documento, retomado uns anos mais tarde mas ainda assim muito longínquos.

Poderá parecer que tenho por Paulo VI, o responsável pela Carta Encíclica, alguma simpatia. Terei, muito moderada, ou até contrariada, pois não esqueço actos seus como o da condecoração ao director da PIDE, porque também há coisas do seu pontificado que, acho eu..., devemos lembrar. Como este documento.

Transcrevo uns períodos, do capítulo "Capitalismo liberal":


  • «26. Infelizmente, sobre estas novas condições da sociedade, construiu-se um sistema que considerava o lucro como motor essencial do progresso económico, a concorrência como lei suprema da economia, a propriedade privada dos bens de produção como direito absoluto, sem limite nem obrigações sociais correspondentes. Este liberalismo sem freio conduzia à ditadura denunciada com razão por Pio XI, como geradora do "imperialismo internacional do dinheiro" (encíclica Quadragesimo anno). Nunca será demais reprovar tais abusos, lembrando mais uma vez, solenemente, que a economia está ao serviço do homem, (...)»

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Eu não percebo muito de Papas mas julgo que Paulo VI vem na continuidade de João XXIII que deu grande abertura no que respeita às diferentes religiões e até à religiâo católica permitindo, por exemplo, que as missas fossem ditas na língua do próprio país. Quanto à condecoração de pides isso infelizmente também se fez em Portugal depois de 25 ABRIL.

Um beijo.

samuel disse...

Mal sabia o homem até onde a coisa iria chegar...

Abraço.

Anónimo disse...

interessante... mas palavras leva as o vento.
abraço do vale

Anónimo disse...

interessante... mas palavras leva as o vento.
abraço do vale

Justine disse...

Texto surpreendente, vindo de quem veio...