quarta-feira, agosto 17, 2011

Nesta edição da Festa do Avante! - a XVII Bienal de Artes Plástcas

Para a sua XVII Bienal de Artes Plásticas, a Festa teve a participação de 106 artistas com 275 obras no total, tendo sido seleccionados 56 artistas e 84 obras.
No âmbito da Bienal, existirá um espaço dedicado à ilustração, com o projecto Eva, realizado por Margarida Botelho. Em 2009, Margarida Botelho criou um projecto de arte e literacia comunitária, com o apoio do Ministério da Cultura e da UNESCO, ao qual deu o nome de Encontros. Durante oito meses viajou por Moçambique com uma mochila cheia de livros em branco, que foram pouco a pouco ganhando vida através do registo das experiências de muitos meninos (pequenos e grandes) que participaram no projecto.

Com base nesta experiência nasceu o livro Eva, um livro com duas histórias, que são os retratos de duas meninas, ambas de nome Eva: uma que vive na Europa, num país que poderá ser Portugal, e outra em África num país que poderá ser Moçambique. Eva foi ilustrado como um filme de animação, tendo sido construídos cenários, objectos e personagens/marionetas, depois  fotografados para serem as ilustrações do livro.

Ainda no espaço dedicado às Artes Plásticas, vai estar patente uma exposição dedicada à obra de Cipriano Dourado (Penhascoso, 1921 – Lisboa, 1981) artista plástico do neo-realismo português. Cipriano Dourado, com uma obra relevante na gravura e aguarela, como autor de capas e ilustrador de livros, tendo a Mulher e a Terra como temas mais frequentes.

2 comentários:

Justine disse...

Lá estaremos - para ver juntos!

Graciete Rietsch disse...

Não deixarei de ir ver. Talvez nos encontremos por lá.

Um beijo.