quarta-feira, dezembro 15, 2010

Depois do 1º debate

O 1º debate entre os candidatos às presidenciais de 23 de Janeiro foi entre Francisco Lopes e Fernando Nobre.
Não justifica grandes comentários. Fernando Nobre exagerou no que poderia ser o seu "trunfo", a sua intervenção cívico-humanitária, e quis fazer - a meu ver canhestramente - a politização de um currículo a querer apresentar-se sem mácula político-partidária mas a que não faltam opções cidadãs de uma confrangedora fragilidade e volubilidade. A carta do apartidarismo, jogada com evidente falta de preparação e alguma irritabilidade, não me parece que o tenha favorecido. E não estou a falar deste debate mas da sua campanha.

Quanto a Francisco Lopes, surpreendeu-me a sua segurança, a sua calma, o seu à-vontade, o modo firme mas não agressivo como não deixou que lhe fosse tirado o minuto a que tinha direito. Foi um excelente ensaio para os próximos debates. Só terá de olhar menos para a dona Judite e mais para nós, que estamos aqui. Como seu mandatário, deixo-lhe o recado!

13 comentários:

Maria disse...

O nosso candidato esteve muito bem!
A do último minuto foi brilhante!!!
Sobre o apartidarismo de F.Nobre nem me pronuncio. Já percorreu (quase) todos os partidos em apoios disto ou daquilo...

Beijo.

anamar disse...

Primeira novidade que sei desde que estou na Cidade Maravilhosa....
Boa pelos vistos...
Abraco

Graciete Rietsch disse...

Grande candidato, Francisco Lopes.
Calmo, firme , incisivo, perfeito.
O nosso candidato mostrou brilhantemente o seu valor e a sua razão. Cada vez mais, Francisco Lopes com toda a confiança.

Um beijo.

José Rodrigues disse...

Fernando Nobre cheirou a "soarismo"requentado.Se for tão nervoso com o bisturi nas mãos é perigoso...pois corta 130 deputados,acaba com o "sistema político(?)e faz(?) um governo com todos(?) os partidos.O Francisco José esteve bem,com a Dona Judite a interromper sempre para o mesmo lado!

Abraço

Ricardo disse...

Hoje ficámos a saber qual a fórmula dos fazedores (compressores) de opinião desvalorizarem o muito bom desempenho do Francsico Lopes: foi um debate entre candidatos da segunda divisão...
Depois de tanta surpresa com a «descoberta» das qualidades, capacidades e nível de preparação dos candidatos propostos pelo PCP (lembro o Jerónimo Sousa e também o Carvalhas), depois de reconhecerem a coerência de discurso e de propostas, depois de reconhecerem que outros entram pelo populismo e a demagogia fácil, ao contrário do Frnacisco Lopes, depois de denunciarem a incoerência de Fernando Nobre que faz do desrespeito declarado à Constituição da República parte considerável da sua proposta, nada como inventar duas divisões nas eleições presidênciais. Fico ap ensar em que mesas estaremos a votar na primeira ou na segunda divisão... Temos que dar mais força ao Francisco Lopes, tomar a sua voz, que é a nossa voz colectiva para chegarmos a muito mais gente que apenas ouve os comentários dos formatadores ao serviço dos do costume...

Anónimo disse...

Teve início ontem o longo velório do defunto candidato F. Lopes. Provavelmente por razões higiénicas não irá às urnas. Viu-se aquela pálida, cinzenta e triste figura a marcar presença de calendário e mais nada. Até F. Nobre um pouco debilitado pela idade e pelo estado de saúde chegou para envergonhar aquele pateta triste como face da mesma moeda que tem cunhada no anverso a figura do pateta alegre.

Anónimo disse...

Com que então o mandatário foi surpreendido pelo candidato? Esta conversa de circunstância...
Mas o Francisco LOpes não esteve bem quando não conseguiu responder ao Dr. NObre ao ser acusado de pertencer a uma organização portadora de um sistema arcaico, etc. etc. Ele devia ter dito que se o Nobre estava ali a palrar o devia ao PCP e a outros democratas que lutaram enquanto ele comodamente tirava o curso em Londres!

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - Inteiramente de acordo. Sobretudo depois de ler os comentários de anónimos mentecaptos... Beijo

anamar - Fico muito contente por ter dado novidades...
Saudações calorosas (para o Rio é fácil...)

Graciete - Exactamente. Com toda a confiança. Beijo

José Rodrigues - A tua síntese parece-me perfeita. Assino. Um abraço.

Ricardo - Tens toda a razão. A manobra de dividir é velha e revelha mas continua a ser utilizada exaustivamente. Com a ajuda de uns anónimos que são abaixo de qualuqer divisão... Grande abraço.

samuel disse...

Bela análise... incluindo a do "comentário" do anónimo mentecapto. :-)))

Abraço.

Jorge Manuel Gomes disse...

Camarada Sérgio,

Conheci pessoalmente o Camarada Francisco Lopes aquando da sua passagem, à dias, por Vila do Conde.
Fiquei surpreendido e com uma excelente primeira empressão do nosso candidato à presidência da República. Claro , firme e incisivo na argumentação. Uma boa escolha do nosso CC.

Um abraço desde Vila do Conde.

Jorge Gomes

zemanel disse...

venho aqui salientar a boa prestação de Francisco Lopes - sem favor o faço....Incisivo, informado, directo nas abordagens, desconcertando o "adversário" com a enumeração concreta de afirmações comprometidas de F. Nobre. Firme na questão do último minuto que só surgiu por manifesto desacerto e azelhice da moderação do debate. Uma última palavra de séria preocupação com a forma como Nobre se apresentou: um discurso muito próximo de uma direita populista e que historicamente remete para os discursos iniciais e "regeneradores" do Estado Novo. que tambem

Miguel Neves disse...

Apenas gostaria de recordar que Fernando Nobre, um homem que demonstrou ser profundamente reaccionário, foi mandatário do Bloco de Esquerda às eleições do Parlamento Europeu em 2009..., oportunismos mútuos...

ernesto azevedo disse...

Hoje Cavaco foi oferecer um pastel de nata aos sem abrigo, de facto como diz Jerónimo de Sousa é muito cinismo desta gente mas se penssarmo bem como é que mantem este estado de privilégios sem este espectáculo de assistancialismo, e sobretudo a forma como o fazem de forma tão abenegada e com o bandulho cheio daquilo que deveria ser distribuído por justiça por aqueles que mais justificam através do que produzem e é apropriado por aqueles que gora pregam a caridadizinha.