sábado, dezembro 11, 2010

No(s) corredor(es) do poder

OuVi de ouvidos e olhos pouco atentos o último programa "de política" da RTP1! O tema proposto para debate foi a medida do Presidente do Conselho Regional dos Açores para compensar os trabalhadores da função pública da Região Autónoma da descida dos salários no cumprimento do OE2011 adoptado em conluio PS-PSD.
OuVi, de ouvidos e olhos pouco atentos, Sérgio Sousa Pinto, Marco António, Nuno Melo, Ana Drago, embrulharem-se na questão, cheios de contradições, de ditas e de contraditas. Até que chegou a vez de João Oliveira. Os ouvidos e os olhos tornaram-se mais atentos. Valeu a pena.
O deputado do PCP recusou que a questão servisse para dividir trabalhadores, sublinhou que o que importava era recusar a baixa de salários, e que não aceitava a consideração desta baixa de salários como dado adquirido. Perante alguma perplexidade (há quem só perceba o que lhe convém), explicou que não era dado adquirido consumado porque a luta contra tal medida não tinha terminado, que continua!
Depois, JO disse da sua estranheza (que não o era... a não ser como figura de ironia) pela pronta reacção do Presidente da República, muito incomodado, da altura das suas funções, com haver excepções para os sacrifícios "que se pedem a todos", até invocando a Constituição que tanto defende... (aproveito a boleia da ironia), e nada o incomodarem outras excepções. Quando há uns trabalhadores que podem beneficiar de medidas ainda que discutíveis, Cavaco Silva incomoda-se, se são alguns detentores de capitais que recebem dividendos antecipados para se furtarem ao "sacrifício exigido a todos", não "tuge nem muge" (isto digo eu).
.
Para mim chegou. Deixei o programa continuar sem a minha assistência...

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Grande frase de JO "A baixa de salários não é dado adquirido, prque a luta continua".
É mesmo assim. Não aceitar passivamente. Lutar,lutar,lutar.

Um beijo.

samuel disse...

Daqui a um pouquinho vou jantar com ele... e mais uma mão cheia de gente.
Temos os dois uma coisas para dizer às gentes de Montoito...

Abraço.

albano ribeiro disse...

Com regularidade sigo esse programa/debate e,o João Oliveira tem "ganho" nas intervenções que vai assumindo,a Margarida Botelho pode ficar orgulhosa do desempenho do camarada.
Abraço