sexta-feira, dezembro 03, 2010

Notícias 2 - A propósito de produtividade e salários

Transcrito de "Sol":
«Em 2002, o gestor recebia 20 mil euros. Em 2007 passou para um milhão e em 2009 para um milhão e meio de euros, o correspondente a um aumento de 1329% no ordenado.
.

Já se sabia que Rui Pedro Soares subiu depressa na hierarquia do grupo PT, ao passar em apenas quatro anos de director da TV Cabo de Lisboa a administrador executivo da holding do grupo. A essa ascenção meteórica correspondeu um aumento extraordinário de salário.
Segundo os rendimentos declarados oficialmente, o gestor ganhou em 2002 cerca de 20 mil euros. Um ano depois, quando a sua empresa já se chamava ZON TV Cabo, passou a ganhar três vezes mais, declarando rendimentos de 70 mil euros - valor que se manteve estável até 2005.
Em 2006, no primeiro ano completo de José Sócrates como primeiro-ministro, Rui Pedro Soares passou a ser um dos administradores da holding da PT, a maior empresa de Portugal. Por meio ano como membro da Comissão Executiva da PT SGPS, Rui Pedro declarou rendimentos de 400 mil euros.
Mas nos dois anos fiscais seguintes, os seus ganhos anuais subiram para 1 milhão de euros - ou seja, mais 1329% relativamente a 2003.
Em 2009, no último ano completo como administrador executivo da PT, Rui Pedro Soares declarou oficialmente 1,5 milhões de euros.


------------------
Quantos salários mínimos de 475 euros?
3158, isto é, 263 anos de salários minimos, dois séculos e meio e ainda um troco de 13 anos!

3 comentários:

samuel disse...

Já só me faltam 240 anos... pensa animado o jovem licenciado a trabalhar no "call-center" da PT...

Abraço.

Anónimo disse...

Depois da colossal mistificação da greve geral e do empolamento descarado do secretário-geral da CGTP, coadjuvado pelo sinistro J.Proença este blog perdeu a clientela.

Mais um que vai fechar portas por causa da crise...

Ricardo disse...

Pergunto-me se a elevação exponencial dos vencimentos de Rui Pedro soares não corresponderá a mais um caso de desrespeito pelo que ontem ficou conhecido como o elemento fundamental de uma democracia: a lei e a confiança fiscal e a necessidade de estabilidade dos vencimentos dos boys (tal como da legsilação fiscal)???...