sexta-feira, janeiro 21, 2011

Metáforas, parábolas e coisas destas

Na para mim inesquecível visita à Escola Profissional de Salvaterra de Magos, durante a sessão proporcionada de contacto com alunos, que encheram completamente o amplo auditório da escola (que conheço bem de outras acções), houve verdadeiro debate. Não daqueles em que os alunos levam trabalho de casa, ou da aula, numas folhinhas com perguntas bem preparadas e revistas. Foi mesmo… aberto, espontâneo.
Só fiquei com dois pesares: o de não ter havido raparigas a colocar questões ao Francisco Lopes, e o de ter sido tão escasso o tempo (talvez sem este inevitável constrangimento o outro pesar tivesse sido anulado).
Mas venho aqui, agora, porque uma pergunta e uma resposta não me saem, resistentemente, do rol das coisas para contar.
Perguntou um aluno, lá de trás, da última fila, o que é que o Francisco Lopes pensava do “primeiro comunismo” e como é que ele via o “comunismo moderno”.
Francisco Lopes não titubeou, nem entrou na deriva pedagógica (como seria o meu vício) de procurar dar às palavras um sentido correcto, exacto; agarrou na essência da questão e, em dois traços, deu a resposta desenhando o que chamou a metáfora do Velho do Restelo, daquele velho que, no Restelo, praquejava contra a partida das caravelas, e terá visto justificadas as suas imprecações e confirmadas as suas profecias quando as primeiras caravelas se afundaram… mas as que as seguiram fizeram o caminho da descoberta de caminhos, o caminho da história, desmentindo os velhos do Restelo. Eis, como disse Francisco Lopes com as suas palavras que contaram a metáfora por ele adaptada, o “comunismo moderno”! E digo-o eu, pelas minhas com que o conto com a maior fidelidade de que sou capaz.
.
.
.
.
.
.
.
.
óleo de Carlos Alberto Santos

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Aí está o que se chama uma Grande Resposta...

Um abraço.

Justine disse...

Acho uma magnífica metáfora, mais esclarecedora que muitos livros sobre o assunto...

cristal disse...

Idem, idem, aspas, aspas. Só para que fique registada a minha passagem.

Graciete Rietsch disse...

Maravilhosa e esclarecedora resposta que só não surpreende por estarmos já habituados aos magníficos esclarecimentos do meu,nosso candidato.
Hoje temos a Arruada no Porto e logo à noite estaremos em Guimarães. No Domingo vamos ter a honra, eu e todos os que querem um mundo melhor, de votar em FRANCISCO LOPES,com toda a confiança e "esperança combativa"

Um beijo.