domingo, janeiro 23, 2011

Uma "lembrança" mais que oportuna

"Ouvejo" o que se comenta à volta dos resultasos eleitorais.
Amanhã comentarei, como aliás já tive de o fazer para uma rádio do distrito, a Iris.
Mas, antes de fechar o "escritório", hoje, ainda quero chamar a atenção para números em que ninguém falou: os dos votos em branco e nulos.
Em 2006, foram 100 mil (57 mil em branco e 42 mil nulos) nas freguesias já apuradas, em que, agora, foram mais de 270 mil (dos quais 190 mil em branco)!
Estes números têm o maior significado!
Quem votou em branco, votou em protesto e indignado, alguns dos votos nulos foram votos de protesto e indignação. Assim como alguma abstenção.
Ainda que tenha sido um protesto e uma indignação sem expressão eleitoral e até com um efeito perverso pois deram a Cavaco passagem à 1ª volta. Foram votos contra esta democracia representativa, tal como ela tem sido materializada pelo "poder político" personalizado pelo governo e por Cavaco Silva.
Com o mesmo sentido e intenção se terá votado Fernando Nobre e José Coelho ( particularmente neste).
.
É preciso reflectir fora das baias doe comentadores oficiais e oficiosos
A luta continua. Contínua. E, para ela, estas reflexões parecem-me necessárias, muito necessãrias.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda há pouco, em conversa com os camaradas no C.T de Alhos Vedros, eu falava desta tua palavra de ordem: a luta continua. Contínua.
Abraços

Campaniça

Jorge Manuel Gomes disse...

Camarada Sérgio Ribeiro,

Uma outra lembrança, também oportuna:
cavaco silva em 2006 - 2773431
cavaco silva em 2011 - 2221183
A diferença é claramento negativa com menos 552248 votos em cavaco silva.
cavaco foi o único a beneficiar da abstenção.

A luta vai continuar, aqui em Vila do Conde.

Um abraço do Jorge

PS. agora vou beber qualquer coisa, para esquecer...

Graciete Rietsch disse...

Continua ,sim, ainda com maior estímulo. Do pouco que nos foi apresentado quanto a resultados das eleições, acho que o chamado voto útil funcionou mesmo, pelo menos em Nobre.
Também temos que lutar contra esse mito, mas a luta terá que ser dura pois os nossos inimigos são muitos. Apesar do estímulo e da confiança qu mantenho acrescida, não posso deixar de dizer que fiquei triste, muito triste.

Um beijo.

Unknown disse...

Já que estamos numa de números: é mesmo possível que haja 9.621.826 eleitores inscritos, como consta na página oficial dos resultados? Não há por aqui um milhãozito de eleitores fantasma ou duplicados?

Unknown disse...

E continua a contar, à medida que vão sendo apuradas as freguesias. Agora já vai em 9.622.547 (em 2006 eram "apenas" 8.973.925).

Ricardo disse...

A luta continua, mas devemos estar preparados para o seu endurecimento. O discurso do Fernando Nobre, nojento! A associação dos (todos) partidos políticos às máfias é de uma irresponsabilidade, de um populismo muito próximo dos sectores mais reaccionário da nossa sociedade.
A votação do José Manuel Coelho, na Madeira (quase 40%) e em todo o país é também muito preocupante.
Estas votações, associadas aos votos brancos, nulos e à abstenção reflectem algumas das consequências da política de direita e do agravamento da exploração. É contra a exploração, contra a submissão e o conformismo, é pela democracia e o socialismo que lutamos.

A luta continua!

samuel disse...

Nas presentes condições, o nosso resultado foi um resultado de resistência, de luta, em alguns lugares, heróico.

Abraço.

Anónimo disse...

Muitos dos novos votos em branco são de eleitores socialistas que não queriam votar Alegre, mas que também não queriam votar Nobre e a quem repugnava abster-se.

Parece-me excessiva, e merecedora de maior prudência, a ideia de que os votos em branco são (todos) votos de protesto e indignação, presume-se, em relação à situação social. Muitas vezes são apenas votos de desenquadramento de gente que não se revê no "seu" candidato natural, mas que não quer deixar de exercer o dever cívico de comparecer nas urnas.

Votei convictamente Francisco Lopes, mas se fosse um eleitor mais ou menos alinhado, ou fiel, ao PS, e considerasse, como muitos socialistas, por um lado, o Alegre um pateta vaidoso (e não esquecesse o seu acto de "traição" ao PS nas últimas presidenciais), e o Nobre (sem dúvida o grande beneficiário do descontentamento dos socialistas, e já agora, dos bloquistas, com o seu candidato) um demagogo anti-partidos, também teria votado branco.

Eu estou convencido que parte acima do habitual da abstenção e, também, o que em geral tem alguma correlação, dos votos brancos, foi do eleitorado socialista. Muitos, sem dúvida, desiludidos, descontentes e até revoltados com o "seu" governo, mas outros apenas descontentes com o "seu" candidato.

A abstenção e o voto branco têm que ter uma análise mais cuidada, mais fina e menos precipitada.

Vasco disse...

Julgo que em 2006 os emigrantes não podia votar para a eleição para o presidente da república. Se é assim compreende-se este aumento de eleitores inscritos. Mesmo com base nos inscritos de 2006. Cavaco só teria o voto de 25% dos eleitores.

Maria disse...

Estou completamente de acordo com esta análise. Há muito para analisar. E os votos no nobre e no coelho foram, sem dúvida, votos de um protesto 'muito especial', porque foram os candidatos que se apresentaram 'sem partidos a apoiá-los' (defensou de moura não conta muito, enfim...).
Que poderá querer isto dizer?

Daqui a pouco desligo os telefones. Para poder dormir...

Beijo de bom dia!