domingo, abril 10, 2011


Amanhã e depois,

na Universidade da Beira Interior,

na Covilhã:



«Conferências

"O Pensamento Marxista"

________________________________________

Geral Na UBI


Nos próximos dias 11 e 12 de Abril, às 14h00 e 10h15, respectivamente, decorrerão, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI (anfiteatro 7.21), duas conferências com Sérgio Ribeiro, ex-deputado e antigo eurodeputado e um especialista no pensamento marxista. Organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais (NECPRI), as iniciativas têm como propósito colmatar lacunas relativas ao pensamento de Karl Marx, bem como incentivar o debate e promover uma melhor compreensão quer da história, quer da actualidade. As perspectivas que Karl Marx conclui pela análise do modelo capitalista do seu tempo, assim como as linhas para um novo paradigma, mudaram nitidamente a maneira como o fenómeno político se desenvolveu, de uma forma clara com a Revolução Bolchevique de 1917. Os próprios agentes políticos actuais ainda têm uma clara raiz do pensamento marxista na sua doutrina e no espectro do poder a sua contribuição foi bastante ampla.

A entrada nas conferências é livre. »


(do site da UBI)

7 comentários:

A Chispa ! disse...

Lá vão obrigar Marx, a dar mais umas voltas na TUMBA.

Sérgio Ribeiro que sempre foi um revisionista convicto, é, agora tratado como um "especialista no pensamento marxista".Só por pura ignorância pode ser tratado desta forma.

Só esperamos que seja confrontado com o APOIO que deu às teses revisionistas, responsáveis pelo retorno do capitalismo ao ex-campo socialista.

A Chispa!

Sérgio Ribeiro disse...

É evidente que não me considero a pessoa mais indicada para ser convidada a falar sobre Marx e o marxismo. A minha humildade de marxista convicto impede-me de assim me considerar. Mas aceitei porque irei aprender mais um pouco ao tentar comunicar o que sei, que alguma coisa é.
Se o chispalhoso, ou chispalhado, me quiser dar o seu telefone ou outro endereço, eu indicá-lho-ei a quem me convidou para, no caso de ficarem insatisfeitos com a minha contribuição para a reflexão em comum, o convidarem para ir iluminar a Serra da Estrela com o seu profundo conhecimento de Marx, do marxismo, do revisionismo... e do raio que o parta, isto para não falar da sua mãezinha que, coitada, não tem culpa nenhuma de a chispa lhe ter saído assim!

Justine disse...

Que corram muito bem, as conferências!

samuel disse...

Chispa:

"Só esperamos que seja confrontado..."

Provavelmente, seria um belo confronto... mas nada que se compare ao estrondo que provocaria o confronto da "Chispa" com o seu próprio e pedestre ridículo!

Anónimo disse...

Eu gostava de, amanhã, estar na Covilhã, na UBI, para assistir à tua conferência.
Pode ser que, como prémio de consolação, eu possa ir quando a chispa lá for e começar a dar estoiros.

Campaniça

GR disse...

Como gostaria de poder ir. Sempre que o nosso camarada Sérgio faz um Debate, seja no Norte ou Sul do país;
1º Casa cheia
2º Muitas, muitas perguntas são colocadas
3º Ficamos a saber mais
4º Aguardamos com ansiedade o
próximo debate, é para nós uma grande Honra ter um nome de vulto como o camarada Sérgio Ribeiro.
Vai correr muito bem!

Gd Bj,

GR

João Caniço disse...

Uma pena que já não seja aluno da UBI, senão certamente marcaria presença nesta conferência.
Boa sorte.