quarta-feira, abril 27, 2011

35º aniversário da Constituição da República Portuguesa - 1

Participei no colóquio com que o Tribunal Constitucional quis assinalar o 35º aniversário da Constituição, porque o Presidente desse Tribunal me convidou para fazer contraponto à posição do Governador do Banco de Portugal. Assim o quis fazer, e assim o fiz. Apesar do senhor governador não me ter feito chegar, em tempo útil, a sua comunicação. Como me fora prometido.

Foram, evidentemente, duas posições. Se mais mérito não teve a minha intervenção, teve a de mostar, inequivocamente, que não há um pensamento único.

Estava lá a televisão. Gravou as duas intervenções, fez perguntas aos dois interl0cutores, ou seja, a Carlos Costa e a mim.

Agora, no intervalo do Real Madrid-Barcelona, mudei de canal, e caí na reportagem do evento promovido pelo Tribunal Constitucional. Apanho com um longo resumo, bem seleccionado, da intervenção do senhor governador, vejo-me de fugida, num grupo e a falar na mesa, mas não ouvi uma palavra que tivesse dito. A SIC pensa unicamente, ou melhor, exclui os pensamentos que não sejam únicos.

Se estou surpreendido? Nada!

Mas voltarei ao que foi dito no Palácio Ratton.

8 comentários:

cid simoes disse...

Esses ratóns transmitem a peste. Desinfecta-te!

Anónimo disse...

Camarada Sérgio!
Quando a"SIC"ou qualquer outra nos surpreender - poderemos estar no caminho da verdadeira democracia.
Entretanto - a luta continua!
Abraço

poesianopopular.blogs,sapo.pt disse...

O anónimo sou eu, que já perdi a prática.
Manangão

Antuã disse...

Os Sicários são assim.

Pata Negra disse...

Se querias que tivesse passado, ao menos, uma voz tua, tivesses dito a determinada altura - nem que fosse a propósito do tempo - "concordo inteiramente com ele!"
Então eles teriam aproveitado essa deixa e, se achassem o enquadramento adequado, fariam a notícia: "PCP DE ACORDO COM O BANCO DE PORTUGAL"
Um abraço de quem já passou pelo tribunal de Pombal, de Alvaiázere e de Ourém mas que nunca cometeu nenhuma infracção em Constituicional! E já agora, onde é que fica essa comarca?!

GR disse...

São de uma indelicadeza reaccionária que irrita!
Mas na verdade, não nos admira a atitude.

A Luta é o Caminho!

Bjs,

GR

Zé Canhão disse...

Eles precisam é duns tiros nos miolos.

Sérgio Ribeiro disse...

cid simões - É verdade. Mas a minha desinfecção é preventiva... estou vacinado,

poesianopopular -Tens razão... quando "eles" nos surpreenderem por term um comportamento democrático é porque a isso os obrigámos, pela relação de forças...

Antuã - sicários, serventuários, e sacanários.

Pata Megra - Pois é, Pata. Ligam muito pouco a esta "comarca", embora lhe dêem alguma pompa e circunstância para "embrulharem o "Estado de direito"... que é de direita.

GR - Às vezes são muito delicados (e alguns são-no mesmo). Mas, como tu o dizes, da parte da comunicação social, é a prepotência em "ponto de rebuçado.

Zé Canhão - É pá!... O que nós precisamos é de lutar muito, ao nível das consciências e da mobilização das massas.

Abreijos para todos.