segunda-feira, novembro 07, 2011

Leituras de fim-de-semana (e não só) - 2

No último Expresso, além de leituras habituais, com os “danos colaterais” conhecidos, “perdi-me” no tema pensar da revista Única. Que era o “prato principal”. Com coisas interessantes e/ou irritantes (a meu critério valorativo, claro).
Não vou deter-me demasiado, mas apenas fazer um comentário à coluna chamada de actualidade – 27 factos que dão que pensar.
É significativo que o que se dá para pensar – e alguns factos dão mesmo que pensar, como a "situação do Banco de Portugal" (pelas informações que faculta) e outras questões esparsas que estão bem tratadas – seja, sobretudo, a abordagem de fundo, o critério editorial, que, numa grande diversidade de temas (27 factos…) e autores, se atola, incapaz de sair da teia do pensamento única, perdão... único.
Tal como uma abelha na chuva.

(Uma abelha na chuva é livro de Carlos de Oliveira, de 1953, e filme de Fernando Lopes, de 1971 – “as personagens de Uma Abelha na Chuva surgem integradas numa teia de circunstâncias regidas pelo supremo valor do dinheiro".).

5 comentários:

Aristides disse...

Camarada e amigo: Desculpa-me o atrevimento, mas acho que detectei uma pequena incorrecção aí, no teu post, quanto à autoria do livro Uma abelha na chuva.
Grande abraço

GR disse...

Por vezes até fico contente por não saber o que sabes, sobre este desastre económico que arruína não só o nosso país como toda a Europa. Estamos sem rumo, nem futuro.
Prefiro ir lendo lentamente o que escreves e tentando perceber, toda esta confusão.
“Uma Abelha na Chuva” não é de Carlos de Oliveira? Estou a ficar totó! Pensava mesmo que era de Carlos de Oliveira. Bonito desenho, durante um almoço vais desenhando no papel (toalha de mesa), só pode ser teu.

BJS,
GR

Sérgio Ribeiro disse...

Aristides - Tens toda a razão! Fugiram-me os dedos para o José Cardoso Pires quando estava a pensar escrever Carlos de Oliveira.
Muito obrigado. E desculpas aos que me leram antes da emenda.

Abraços

Sérgio Ribeiro disse...

GR - Tótó estou eu!
Tens toda a razão e já emendei. Acho que a discordância entre o que escrevi e o que queria escrever tem a ver com o outro filme do Fernando Lopes, O Delfim sobre romance de José Cardoso Pires, filmado aqui ao lado, em Ourém, terra do Fernando.

Obrigado e beijos

samuel disse...

O sol brilhará...

Abraço.