terça-feira, novembro 22, 2011

OUTRA INFORMAÇÃO - ao fim do dia

em vermelho:

21 de Novembro de 2011

China vai inaugurar museu dedicado ao marxismo

A China anunciou nesta segunda-feira (21) a abertura de seu primeiro museu dedicado ao marxismo, onde serão exibidos documentos dessa corrente ideológica traduzidos para o mandarim nos últimos cem anos, informaram os administradores da futura instituição.

O museu será inaugurado no final deste ano, segundo declarações divulgadas pela agência estatal Xinhua,

12 comentários:

Luisa disse...

Realmente já há alguns anos que por ali enviaram o marxismo para o museu. Faz lembrar o Mário Soares quando meteu o socialismo na gaveta.

Justine disse...

Vamos lá visitá-lo, para ver se está conforme? :)))))))

Sérgio Ribeiro disse...

Luisa - Olhe que não, olhe que não...
Sobre a China (e sobre tudo...) não tenho certezas assim tão definitivas. A Vida e a História têm duas dimensões de que, por vezes, nos esquecemos:
o tempo (tempo chinês é diferente do de aqui, por exemplo), o tamanho (no caso chinês são 1,7 mil milhões, e todos os anos saem dezenas de milhões da subhumanidade, e começam a ter cordelinhos nas mãos).
E não há, em marxismo, fórmulas ou modelos. Espero que o museu chinês o mostre...

Justine - ... e que nós o vejamos! Salta-te logo o pézinho!

Saudações e beijo

cid simoes disse...

Se a China não se tivesse afirmado e outra china não tivesse aparecido a escravatura global estava garantida.
- Justine, primeiro temos que aprender mandarim e é capaz de levar algum tempo.

Guilherme da Fonseca-Statter disse...

Por mim «cheira-me» que, depois da «implosão» (...) da URSS a liderança do PC Chinês decidiu que talvez não fosse má ideia experimentar «algo de diferente» e «porem as barbas de molho»... Como dizem eles na televisão que aqui nos chega: «o modo chinês de encarar o socialismo»... Vamos a ver se a liderança e os militantes do PC Chinês são capazes de controlar o «génio que deixaram sair da sua lanterna mágina»...

miguel disse...

espero que seja um museu com muitas visitas. e acima de tudo, um museu como se quer. Vivo!

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aqui está uma conversa interessante (acho eu...), e a partir da Luisa, até porque a minha (a)postagem foi... descontraída e não trazia "agua no bico".

cid simões - e a China que saiu de onde estava, com saltos no escuro e trambolhões, foi a China de um Partido Comunista que ainda como tal se afirma... e chinês (cá por mim, sou comunista, por isso do PCP...ORTUGUÊS!). Quanto ao mandarim, não foi por falta dele que a Justine deixou de comprar batata doce em Pequim!

Fonseca-Statter - Essa coisa das "barbas de molho" é imagem que me agrada. De qualquer modo, lá e aqui e acolá tem de ser diferente. Há é que não perder de vista - NUNCA! - o que é essencial. E esfregar com cuidados mil o génio da lamparina. Vamos a ver... o que virmos ainda e o que se há-de ver!

pedras contra canhões - alimentado pela vida, pelas experiências, ensinando... VIVO, pois!

Abraços

Antuã disse...

Ena Pá!... Os Chineses fizeram isso?!...

Luisa disse...

Talvez por isso Jin Liqun ex-ministro das Finanças da China afirme que que o estado social e as leis laborais europeias estão desactualizadas e induzem a preguiça e a indolência, ainda bem que por lá não há leis laborais.

Sérgio Ribeiro disse...

Há direitos sociais a conquistar em todo o lado, através de processos sociais específicos.
Há direitos sociais conquistados, através de processos sociais específicos, que se tem de lutar - e por vezes duramente - para preservar.
Não se compare o que não é comparável em tempos históricos incomparáveis.

Graciete Rietsch disse...

Uma boa notícia sobre a China.
Só leio notícias, nos nossos pasquins, de casamentos faustosos e exploração de mão de obra(barata e infantil).
A informação que nos chega é deturpada e escassa. Mas o País é enorme e o socialismo não se constrói de um dia para o outro.
Há quantos anos o Mundo é dominado pelo cappitalismo? E que problemas se resolveram? Como vivem hoje os povos que perderam o socialismo? Melhor? Todos sabemos que não.

Um beijo.

Olinda disse...

É uma notícia boa,pois nunca é tarde para os bons empreendimentos.Tenho a certeza que vao haver filas de espera para visitar o museu.