terça-feira, novembro 01, 2011

Dia do bolinho

Na pausa do almoço do dia do bolinho. Tradição que, aqui na aldeia, se mantém. Viva. Ainda bem!
Com as reservas (e muitas eram) quase esgotadas. E nada de €uros! A não ser de chocolate. Motivando alguma mal escondida desilusão em alguns.
Uma foto de 2005 (com a Dina, que, 6 anos passados, acompanhou o irmão, o Zézito).

 
Um comentário de há quatro anos:

Pedro Gonçalves disse...

As bruxas ficam nos livros e de lá não as tiro.
Às abóboras junto broa e carne grelhada.
O resto... enfio no bolso,
e saio a assobiar,
com o saco ao ombro e o passo apressado.
O bolinho não espera.

E a foto deste ano:


9 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Não conhecia essa tradição, mas acho bonita.

Um beijo.

Maria disse...

O puto ruivo tem cá uma cara...
Não esqueças do meu bolinho, ó tio!
;)

Beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - É uma tradição que se mantém e renova. É muito interessante porque se vêem pais e irmãos a acompanharem filhos e irmãos a fazerem o que eles fizeram.

Maria - O puto é espantoso. Se o ouvisses... e, de vez em quando, joga à bola comigo, aqui no meu relvado particular. Tem cá uma "pinta". E tem 5 anos!
O teu bolinha está guardado...

Beijos

Sérgio Ribeiro disse...

Era bolinho, evidentemente...
faltou-me a "revisora de provas"!

Beijos, Maria

Justine disse...

Como eu gosto deste dia na aldeia!

gina henrique disse...

Ainda bem que se mantem a tradição, pois já que perdemos quase tudo que ao menos se mantenham essas pequenas maravilhas.Também se usa no alto Alentejo fazer o pedido porta a porta com o nome de "pão por Deus" ou simplesmente " pedir os santinhos" e de regresso a casa levamos a bolsa com fruta , bolos castanhas ou alguns troquitos !!!

GR disse...

Hoje lembrei-me desta tradição que a conheci através do Sérgio, muito engraçada.
Dá gosto ver o olhar de alegria e surpresa das crianças. O ruivinho é mesmo lindo!

BJS,

GR

Olinda disse...

Conhecia o "Pao por Deus",mas o dia do bolinho soa-me bem mais ternurento.Que pena que a falta de soberania cultural só sirva para promover as americanices.

Ricardo O. disse...

Sérgio, o meu comentário sobre a tua «desistência» ficaria muito melhor por aqui... considera-o aqui.
;)