quarta-feira, novembro 16, 2011

Portugal continua no euro… pelo menos até 2012

Corre as plagas lusitanas uma aragem de auto-estima. Num “timing” (i.e. calendário) bem elaborado, seria o momento adequado para saltar uma das malfeitorias a que os portugueses fossem mais sensíveis, entre aquelas a que troikas e governos nos vão habituando… sem que nos habituemos. Não esperem!
Desmentindo o partido da sra. Merkel e o economista bruxo que previu a crise, Roubini (ou Houdini, ou coisa parecida), Portugal vai em frente com o euro. E “deu” 6-2 à Bósnia, que nem da U.E. é, e queria entrar na zona do euro.
Por mim falo, que português sou e orgulhoso estou.
Como orgulhoso estava (e estarei!) das posições que protagonizei contra a entrada no euro, diferente orgulho tenho pelo feito dos meus compatriotas futebolistas. E não pensem que não estou a falar a sério pelo facto de estar meio a brincar…
A Merkel e o tal Houdini (ou como é) bem podem meter a viola no saco (por umas 24 a 48 horas) porque aos portugueses ninguém os atira borda fora do euro.
É facto (agora reconhecido por tantos) que os comunistas tinham toda a razão nas razões com que fundamentaram o não ao euro, mas essas razões passaram a ser de outros que, agora, as descobriram.
E não seria bom que do euro saíssemos? Depende da negociação (ainda há disto… negociar soberanamente!) sobre a nossa (portuguesa!) participação na União Económica e Monetária e até na União Europeia. Com o interesse nacional (dos portugueses!) a prevalecer.
Entretanto, até 2012, estaremos no euro. Para quem gosta de futebol, foi agradável de ver (apesar de algumas coisas desagradáveis…). Mas isto não é mais uma crónica ou comentário futebolístico de cujos ando a fugir deste as 19 horas da noite de ontem.
Só confirmo (ou confesso?) que gosto de ver futebol, embora veja pouco. Irrita-me o campeonato português, em que as equipas portuguesas têm dois ou três jogadores portugueses (e viva o velho!). Ao menos, na selecção nacional são todos portugueses… perdão, o Pepe também é, apesar de apenas de ter nascido no Brasil e de ter jogado só uns 5 anos em Portugal e estar há outros tantos por Espanha. Mas vá lá, é só um. Por outro lado, embora fosse estranho vê-lo a cantar o hino nacional, jogou mesmo muito bem, como alguns outros, com destaque para o Cristiano, que não me canso de elogiar pela qualidade no jogo colectivo que junta a rasgos individuais verdadeiramente do “outro mundo”… ou galáxia como se disse (e emendou) em Madrid.
É de aproveitar este agradável momento futebolístico porque vai durar pouco. E a luta continua.

4 comentários:

Fernando Samuel disse...

Perder com Portugal, ainda vá lá, mas deus livre a Bósnia de entrar na zona do euro...

Um abraço.

cid simoes disse...

Com o devido respeito pelos operários que mal ganham para comer ou já nem sequer ganham porque estão no desemprego, os futebolistas são os operários desse fabuloso negócio que é o futebol. E, quer nos verdadeiros operários, quer nos operários/futebolistas, temos trabalhadores muito competentes.

trepadeira disse...

No tal da bola,não sei,no outro euro duvido,vindimada a vinha e arrancadas as cepas para o luma,se deixarmos,já não haverá mais nada para roubar,esbulhar,piratear,....

Um abraço,
mário

Sérgio Ribeiro disse...

Fernando Samuel - Pois é. mas também, se entrassem na zona euro, daqui a pouco tempo teriam problemas agravados e, coitados, por aquelas paragens já passaram por péssimos bocados nesta Europa que se teria transformado em espaço de paz e segurança desde a criação da CEE...

cid simões - São os artistas - e alguns excelentes - de um espectáculo que é um negócio bem sujo, com uns parasitas que deles, dos artistas, se aproveitam, e fazem uma espécie de "ópio" moderno para as massas..

trepadeira - tens quase toda a razão. Mas olha que, apesar do muito que já nos roubaram - por facilitação bem compensada de uns, permissividade de outros, e consentimento de quase todos - não conseguirão levar-nos o mar e as praias, as serras e o Alentejo, as vaquinhas e os Açores, as espetadas e a Madeira...