sexta-feira, março 30, 2012

O(s) Dia(s) do Estudante

No dia 24 assinalou-se o Dia do Estudante de 1962. Congratulei-me com essa assinalação. Embora nalguns lados me tivesse parecido excessiva e distorcida a comemoração, valorizando uns aspectos e nomes, esquecendo enquadramentos e antecedentes e seleccionando as referências. E não pensei que essa "leitura" e reacção fosse... por "mau feitio" meu.

Aliás, vivi intensamente o Dia do Estudante de 1962, já licenciado há quatro anos, mas ainda o apoiando activamente, como ex-dirigente numa comissão ad-hoc que algumas coisitas fez (entre as agora esquecidas ou desconhecidas).

Mas, numa destas voltas, chegou-me um e-mail do Conselho Português para a Paz e Cooperação que muito me agradou. Porque lembra o que eu estava lembrando. E ainda para antes do que lembrando estava.


 Além do texto, de que se recomenda a leitura no facebook do CCPC, retive esta foto, que se publica, e transcrevo o comentário que me saltou:

Entre 1947 e 1962, lutou-se. Sempre se lutou. Nenhuma luta começou num dia ou num ano. Todos os dias e anos são importantes na luta! Houve tempos, há muitos anos - em 1957 -, em que pensei que a luta dos estudantes começava com o 40.900. Não começou! Nem acabou!

Continua. Hoje!

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso é alguma indirecta para Ruben Carvalho?

Sérgio Ribeiro disse...

Do que alguns anónimos andam à procura...
Não li o que Ruben de Carvalho disse. Vou ler. Obrigadinho...

Graciete Rietsch disse...

Eu lembro-me muito bem do decreto 40900.
E gostava muito que os estudantes de hoje nao esquecessem a luta estudantil desenvolvida no tempo do fascismo.

Um beijo.