quinta-feira, julho 17, 2008

13 notas



  1. O governador do Banco de Portugal apresentou o relatório de verão.


  2. O governador do BdeP é Vítor Constâncio com reputação de emérito economista.


  3. VC desde 1974 defende o mesmo e vem fazendo previsões que, independentemente das consequências do que defende e dos consecutivos falhanços nas previsões, não lhe abalam a postura e a reputação.


  4. VC foi, é bom que se lembre…, várias vezes secretário de Estado e ministro, e (atenção!) secretário-geral do Partido Socialista.


  5. Apesar do que foi, do que defendeu e do que mal previu, VC é sempre apresentado como autoridade intocável e acima de todas as suspeitas quando todas as suspeitas justifica.


  6. Este relatório de verão é… assustador, e VC – com o seu ar circunspecto (nunca se viu rir o senhor) – diz como foi, justifica porque não foi como previu, e anuncia, quase ameaça…, com as pragas do Egipto se não se fizer o que ele decreta, se se aumentarem salários, se se diminuírem impostos.


  7. A situação da economia portuguesa seria, VC dixit, devida à crise internacional, inesperada (para ele e eles), que veio apanhar o País dependente do exterior.


  8. Mas, pergunta-se: o País está tão dependente do exterior por obra e graça de que senhores?


  9. Não será em resultado de se terem desvalorizado (nalguns casos até à inacção) os sectores produtivos nacionais?;


  10. de se ter ignorado, estigmatizado, desmantelado, o papel motor e regulador do Estado, aliás constitucional?;


  11. de sucessivos governos terem apoiado, estimulado, submetido aos poderes económicos (melhor: financeiros) dominantes?;


  12. de se ter privilegiado sempre, em prejuízo do consumo interno, a vertente exportadora, isto é, o consumo externo de que o País ficou dependente?;


  13. de se ter – tudo ligado! – desprezado o efeito alavanca da economia de níveis salariais capazes de criarem um consumo interno (sem ser através da ilusória e panaceica compensação do crédito bancário hipotecador do futuro), sempre considerando os salários exclusivamente como custos em termos de competitividade para mercados exteriores?

Por aqui me fico! Por agora...

11 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
samuel disse...

Grandes 13 notas!
Nunca entendi de onde veio a fama de competência que Constâncio enverga.
Sobre o "comentador" anterior, atendendo a que para alguém cair na esparrela de seguir o link que aqui tenta impingir, o "comentário" terá que ficar à vista o máximo de tempo possível, que raio de besta é que tenta isso deixando um "comentário" em que insulta o dono do blog, chamando "estúpidos" aos assuntos aqui tratados?
Por isso mesmo é que no Cantigueiro são apagados no preciso instante em que os vejo...

Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, samuel.
Por tudo... vou apagar já os vizinhos.
Abraço

PJNS disse...

O problema nao e so deste VC, o problema e que a UE esta cheia de VCs
e nao ha meio de os tirar de la.

O problema e que temos uma politica economica que subalterniza a producao nacional e da o ganho aos intermediarios. Ate quando o povo ira amochar?

Anónimo disse...

Quem disse que o vitinho é competente?!... Por acaso até o é . excelente lacaio do capitalismo mais indecoroso.

Sérgio Ribeiro disse...

pjns - bem-vindo! Obrigado pelo seu comentário. É verdade que não se deve diabolizar o VC, que há por esse mundo fora muitas "excelências" como ele mas o facto é que num sistema em grandes fidficuldades, Portugal caracteriza-se por... estar com situações e ritmos entre os piores. E desde o final dos anos 70, no esforço de recuperação do perdido (por eles) e ganho pelos trabalhadores e populações com o 25 de Abril.
antuã - é isso. Há muitas maneiras e critérios para medir as "competências". E há reputações e rePUTAções (não sei que tem este teclado que dispara de vez em quando...).
Abraços

GR disse...

Victor Constâncio é um dos homens bem mais pagos no país.Com grande cinismo exige a quem nada ganha contenção económica. Como podem os trabalhadores apertarem mais o cinto? Como pode um trabalhador poupar num salário de 426,5€?
È miserável e desavergonhado o sinistro VC, que no alto do seu pedestal vai desgraçando miseravelmente o povo.
Não há indústria, nem agricultura, nem pesca, os pilares do trabalho quase não existem.
Hoje numa sala de espera de advogados sindicais, vi um homem chorar com a carta de despedimento na mão.
Será que o país tem futuro?

Excelente post.

GR

o castendo disse...

Andava enguiçado!!!
Por variegadas vezes comecei a ler e outras tentas fui interrompido. Parabéns pelas notas.
Quanto ao pjns é meu «vizinho» aqui no distrito e um pequeno exemplo do estado a que isto chegou (espero que não te zangues Paulo):
Tem 38 anos, está numa das 7 equipas que em TODO o planeta se debruçam sobre a sua área de investigação, e por artes e ofícios de mestrados, bolseiros, doutoramentos e outros "esquemas" que tais, tem 0 (zero) anos de descontos para a segurança social...

Sérgio Ribeiro disse...

GR - olá,grande amiga. O futuro... existe. Desde que nós tomemos consciência da força que temos para o construir, nós e os que nos seguirem.
Castendo - que bom ver-te por aqui. Sabes que tenho uma grande dificuldade (inépcia!) em entrar nos comentários do teu blog? Obrigado pelo teu comentário, e por me apresentares esse teu vizinho.
Abraços

Anónimo disse...

"Tem 38 anos, está numa das 7 equipas que em TODO o planeta se debruçam sobre a sua área de investigação, e por artes e ofícios de mestrados, bolseiros, doutoramentos e outros "esquemas" que tais, tem 0 (zero) anos de descontos para a segurança social..."
-De facto...quando é que esta gente abre os olhos... porra...!
a.ferreira