terça-feira, julho 22, 2008

Houve Festa e Alegria... mas é uma tristeza, uma vergonha!

Não tivemos a Alegria de ir à Festa, a Braga.
Mas, mesmo que tivéssemos ido, não diríamos mais nem melhor do que o Fernando Samuel, no cravodeabril.blogspot.com... e com a mesma indignação:
.
DEGRADAÇÃO, PODRIDÃO, ABJECÇÃO

É costume dizer-se que o que não aparece na comunicação social não existiu.
Por isso aqui venho jurar que no último fim-de-semana ocorreu, em Braga, a Festa da Alegria: juro! Estive lá e vi - e comigo milhares de pessoas estiveram lá e viram.
A Festa da Alegria foi o maior acontecimento político-partidário do fim-de-semana. E essa é uma realidade indesmentível - goste-se ou não do PCP e por mais que custe a quem não gosta.
O facto de os média dominantes terem ignorado esse acontecimento não o apaga do mapa das realizações do PCP - mas é bem elucidativo do conceito de informar que vigora nesses média.
Nas televisões foi uma vergonha: nenhum dos canais mostrou uma imagem dos milhares de pessoas que participaram na Festa e assistiram ao comício com o secretário-geral do PCP. Do discurso de Jerónimo de Sousa nada disseram - e no final, fizeram-lhe umas perguntas sobre questões que nada tinham a ver com a sua intervenção...
Nos jornais, foi ainda pior - se é que é possível...
No Jornal de Notícias, no Público e no Correio da Manhã, nem uma linha. No Diário de Notícias... uma linha...
São estes os média que temos. É este o estado a que chegaram: um estado que atingiu um grau extremo de degradação, de podridão, de abjecção.

Por Fernando Samuel em Segunda-feira, Julho 21, 2008

6 comentários:

Anónimo disse...

O que fazem os provedores dos leitores,telespectadores,radiouvintes? Se alguém se queixa,são de um modo geral, "provadores e avalistas" de que são critérios jornalísticos!Da discussão pública do Código do Trabalho nem um pio!A minha convicção é que, com a luta, se cumprirá a citação «Um dia todos faremos jornais» inscrita por José Saramago no prólogo da sua peça a Noite!

Sérgio Ribeiro disse...

... e estamos a fazer jornais... estes!
Só que não chega!. E temos de ser todos! Ou postando ou comentando.
Por enquanto...
E tanto mudou desde que Saramago escreveu A Noite!

Justine disse...

Vergonha e raiva!

Anónimo disse...

-Os média são propriedade privada. Eles são os donos e só entra e sai noticia ou coisa que o valha se houver interesses ou se for de todo impossível esconder da opinião pública.-Que fazer?-Para romper com este estado de coisas.

-Mas que houve Festa, houve e alegria também e da rija. :)))

a.ferreira











































































-Mas que houve Festa houve e alegria também e da rija.

samuel disse...

Por mim, esse tipo de órgãos de "informação" teria os dias contados. Aliás, acho que tem. O futuro não pode ser "aquilo", nem que tenhamos que fazer cada um o seu jornal, como disse o Saramago...

GR disse...

Foi bonita a Festa pá, com a nossa gente!
Grande Festa!
Muita música, grandes intervenções e muita Alegria.
Já escrevei para os directores de jornais e televisão. Revolta-me tentar ocultar as nossas iniciativas. Na realidade os mass média são propriedade privada, mas ganham dinheiro também connosco, não esquecer que a RTP é pública, o dinheiro é nosso.
Não faço parte da estatística dos que vêm horas de televisão, nem sequer a abro.

GR