sexta-feira, julho 25, 2008

Viva a morte?

«"VIVA LA MUERTE!"

«Viva la Muerte!», era uma das frases utilizadas pelo general fascista Millán Astray para exibir a sua dimensão... humana.
Em 12 de Outubro de 1936, no decorrer de uma sessão na Universidade de Salamanca, Millán Astray enriqueceu a ideia, acrescentando à frase um novo condimento: "Muera la Inteligencia! Viva la Muerte!".
Aí está o que bem poderia ser a palavra-de-ordem do poder capitalista dominante, hoje.
Vem isto a propósito da forma como os jornais portugueses têm tratado os acontecimentos na Colômbia.
Com efeito, lendo-os parece estarmos perante uma tradução adaptada ao tempo actual da frase do fascista espanhol, em que os elogios a Uribe e aos seus homens de mão soam como autênticos gritos de Viva la Muerte! gritados à maneira actual, ou seja, decorados com os habituais enfeites pseudo democráticos - e complementados com a desinformação dos leitores, quer divulgando notícias falsas sobre a realidade colombiana, quer silenciando cuidadosamente os brutais crimes do regime de Uribe.
Por isso aqui ficam mais alguns dados sobre a realidade colombiana nessa matéria, desta vez tirados de um relatório da Amnistia Internacional (AI).
Informa esse relatório que, "em 2007, aconteceram na Colômbia 280 execuções extra judiciais". As vítimas, na maioria camponeses, foram apresentadas pelos militares como sendo "guerrilheiros mortos em combate".
Por seu lado, os grupos paramilitares cometeram 230 assassinatos no mesmo ano de 2007.
Ainda em 2007, estes grupos paramilitares - ligados, como se sabe, ao narcotráfico - "roubaram 4 milhões de hectares de terra a camponeses pobres".
Sempre segundo o relatório da AI, os que se queixam destes crimes à justiça correm sérios riscos, tal como os seus advogados de defesa. Exemplos: Yolanda Isquierdo, advogada de várias famílias vítimas dos paramilitares, foi assassinada no dia 31/1/2007; a advogada Carmen Romaña, que representava vítimas de roubos de terras, foi assassinada a tiro no dia 7/2/2007.
Quanto aos sindicalistas - que Uribe considera serem "elementos subversivos" - são alvos preferenciais da repressão.
Assim, informa a AI, durante as duas últimas décadas, foram assassinados 2. 245 sindicalistas e desapareceram 138 (estes desaparecimentos correspondem, regra geral, a assassinatos) - e 3. 400 sindicalistas estão ameaçados de morte.Mais de 90% destes casos não foram sequer investigados - aliás, segundo a AI, "mais de 40 legisladores são suspeitos de ligação aos paramilitares"...
Eis, em resumo muito resumido e parcial, um retrato do governo de Uribe - que os média portugueses não se cansam de elogiar e apresentar como um exemplo de governo democrático...
Por Fernando Samuel em Quinta-feira, Julho 24, 2008»
(in cravodeabril.blogspot.com)
_________________________
Obrigado Fernando Samuel.
Contigo, resistimos informando.
Graças à vida!

6 comentários:

Maria disse...

É uma das nossas preocupações permanentes: formar e informar.
Neste caso específico, porque duvido que algum jornal nacional refira estes dados, teremos que ser nos a divulgá-los...

Um abraço

samuel disse...

Boa! Mais um!...
Isto dos blogues ainda "pode vir a ser" uma coisa interessante...
Bom texto do Fernando Samuel.

Abraço

GR disse...

"A Verdade a que Temos Direito!"

Magnífico texto, é importante que chegue a todos os países do mundo, através de contactos ou blog estrangeiros.

GR

Fernando Samuel disse...

A luta continua!

Abraço amigo.

Anónimo disse...

~~ENVIEMOS PARA TODOS OS NOSSOS CONTACTOS.

Sal disse...

É preciso avisar toda a gente. Usemos para isso, também, o post nosso de cada dia!
Beijinhos