terça-feira, dezembro 21, 2010

Ano Novo = a aumentos de preços, privatizações, mais despedimentos?


Ler aqui a nossa posição de hoje sobre hoje e os dias próximos e o ano que aí está a chegar.

Há que reagir!

A vários níveis encontram-se sinais. Nós temos os nossos. Que são os da luta de sempre. Da luta contra as causas, de denúncia com previsão e prevenção, de esforços de esclarecimento e mobilização.

Nunca nos quisemos sozinhos. Mas sempre nos procuram isolar, silenciar, fazer de nós os "subversivos", os "sempre contra tudo", os "marginais" (ou a marginalizar), os não-democratas, os que não defendem ou atacam os direitos humanos (mormente a liberdade como um absoluto individual e indefinido).

Nunca nos quisemos sozinhos. E sabemos que não estamos. Embora muitos dos que, objectivamente, estão connosco, numa luta ao lado da nossa, aqui e ali, ontem e hoje, confundindo-se as lutas numa mesma luta porque é pela humanidade, por um viver melhor para as gentes que todos nós somos, subjectivamente nos rejeitem ou não nos queiram por companheiros. Por preconceito, por receio de não se sabe que contágios, porque não abdicamos do que somos, como não pedimos que outros deixem de ser o que são para ao lado deles, companheiramente, lutarmos.

E, tantas vezes, dizem-nos "venham connosco", ou "tomem esta posição", ou "assinem este papel", sem, antes , terem tido o cuidado de nos ouvir sobre o caminho a seguir, sobre a posição a tomar, sem a nossa participação na redacção!
A luta continua. E não dizemos que somos apenas nós a fazê-la! Leiam-se os sinais...

3 comentários:

Justine disse...

Compagnons de route, vamos lendo os sinais e caminhando juntos!

Graciete Rietsch disse...

O problema é que as pessoas que até concordam connosco não conseguem desligar-se do preconceito anti- comunista e são facilmente enganadas.
Foram muitos anos a serem formatadas e o pior é que vão também formatando os seus descendentes.
Vamos ver se conseguem perceber quanto enganadas são!!!!!

Um beijo.

samuel disse...

A propósito de "compagnon de route"... veio mesmo a calhar para juntar ao que tinha decidido escrever hoje.

Abraço.