sexta-feira, dezembro 03, 2010

Reflexões lentas... na/de passagem - 82 (mais coisa, menos coisa)

Um comunista, e o seu Partido, podem dizer, como mais ninguém ou alguma entidade o podem fazer, que em tempos disse - e em vários tempos o fez - o que a realidade não se cansa de comprovar. Nem todos o terão feito ou fazem da mesma maneira, há diferenças entre nós, mas foi por nós previsto e prevenido o que está a acontecer. Há tanto documento...

Assim aconteceu, e acontece, por sermos mais espertos que outros, por estarmos melhor preparados científica e tecnicamente do que aqueles que, agora - como então, como sempre... - fazem figura de grandes sabichões e sobre tudo têm - e tinham - voz na matéria e banca instalada na comunicação social?

Não! Apenas porque temos uma base teórica - está nos estatutos... -, isto é, estamos "armados" de uma interpretação da História e assentamos as nossas análises em conceitos que na realidade se escoram, e conhecemos as fundações e as dinâmicas do funcionamento do capitalismo.

Nada nos surpreende. Embora, às vezes, o tamanho das ignorâncias, a dimensão dos dislates, o despudor das desvergonhas, nos consigam surpreender. É a dialéctica... e, como poetava o Saramago, um dia chegará o dia das surpresas. Deles!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Nã somos mais espertos, nem mais sabichões, só não nos contentamos com as pseudo verdades amplamente difundidas. Lemos e estudamos os escritos credenciados e procuramos conhecer e rebater, através de documentos, as enormes barbaridades com que nos pretendem moldar.

Um beijo.

Jorge Manuel Gomes disse...

Tenho muito orgulho em pertencer a este grande colectivo que é o Partido Comunista Português!

Um grande abraço.

Jorge