sexta-feira, abril 08, 2011

Relendo e actualizando

Em "Viagens na minha terra", de comboio entre Lisboa e Santarém, editado em 1843, Almeida Garrett escreveu este trecho:


"No fundo de tudo isto, o que lucrou a espécie humana? Que há mais umas poucas de dúzias de homens ricos. E eu pergunto aos economistas políticos, aos moralistas, se já calcularam o número de indivíduos que é forçoso condenar à miséria, ao trabalho desproporcionado, à desmoralização, à infâmia, à ignorância crapulosa, à desgraça invencível, à penúria absoluta, para produzir um rico?

.

José Saramago, 140 anos mais tarde, fez deste trecho o frontespício do seu "Levantado do Chão".


E hoje? Parece que ainda ganhou mais pertinência a reflexão e a pergunta. Apenas me atreveria a colocar, como endereço principal, os senhores banqueiros!

7 comentários:

samuel disse...

Há quem passe a vida a viajar... sem ver coisa nenhuma. Este via!

Abraço.

Pata Negra disse...

Mas nos caminhos de ferro dos burgueses eu juro não andar!
Disse ele! Agora eu queria ir de comboio para Moura e disseram-me que a linha está fechada há uns anos!
As voltas que isto dá e vem parar sempre ao mesmo sítio! Bem! De facto! Para vir parar ao mesmo sítio não precisamos de comboio! Isto é, de governo!
Um abraço até ao mesmo sítio

samuel disse...

Agora eu estaria bem era a preparar a trouxa para viajar até aí... mas não vai dar!
Mais "folgados" dias virão! :-)))

Abraço.

pvnam disse...

Tal como aconteceu na Revolução da Islândia, os cidadãos têm de mobilizar-se... e não ficar à mercê da mafiosice partidária... e... à mercê da superclasse (alta finança - capital global)!
.
.
---> A superclasse (alta finança internacional - capital global) é anti-povos que pretendem sobreviver pacatamente no planeta...
.
---> A superclasse protege o pessoal gerador de caos no planeta!
---> Um exemplo: o pessoal que anda numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios.
[nota 1: a superclasse ambiciona um Neofeudalismo - uma Nova Ordem a seguir ao caos... consequentemente, a Superclasse pretende dividir/dissolver Identidades para reinar...]
[nota 2: como alguém já disse: os 'bilderbergos' - infiltrados nos governos, nos partidos, nos sindicatos, etc - têm feito o seu trabalho: governos fragilizados... são depois pressionados/empurrados no sentido de que sejam vendidos activos dos Estados... leia-se, delapidar os sectores estrategicos, privatizar as joias de ouro, decapitar qualquer força opositora (no caso de Portugal a PJ e o Exercito) e depois criar uma policia privada mercenaria e um gigantesco complexo de vigilancia electronica]
.
.
---»»» Concluindo e resumindo: Antes que seja tarde demais, há que 'cortar' com a superclasse e sus marionetas... ou seja: há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!
.
.
P.S.
Mais, o que caracteriza o Nazismo não é o ser 'alto e louro'... mas sim a busca de pretextos (adoram evocar/inventar pretextos) com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!...
Pode-se ver quem anda por aí a efectuar uma sistemática busca de pretextos: O Nazismo Mafioso (um exemplo: a Inquisição Mestiça) repudia Hitler... mas, simultâneamente, o seu comportamento é hitleriano: andam por aí numa busca de pretextos... com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros... nomeadamente, as Identidades Étnicas Autóctones.
.
.
P.S.2.
O Estado tem muitos defeitos... mas permite-nos participar (e procurar melhorar as coisas)... MAS... quem quiser ficar à mercê dos globalistas maçonicos do clube bilderberg (etc), ou seja, ser UM SERVO de senhores neofeudais…... tchau: que faça bom proveito!...

F. Seixas disse...

No momento que se torna claro que o PS, PSD e CDS apoiam a entrada do FMI e que os seus programas para os próximos três anos, são exactamente o aplicar dessas medidas de austeridade e o desmantelamento do Estado Providência, não seria melhor o S.Ribeiro (dado ser uma pessoa com altas responsabilidades no partido) esclarecer ponto por ponto os resultados práticos da ALTERNATIVA de "Governo de Esquerda e Patriótico". Talvês assim as pessoas possam compreender as propostas e dar o seu apoio.

Cumprimentos
Francisco Seixas (Pequeno empresário)

Sérgio Ribeiro disse...

samuel - rever isto... é uma maravilha.

Pata Negra - Observações pertinentes (ou impertinentes?... o que dá no mesmo! E nunca se volta ao mesmo sítio... porque o sítio (e nós) está sempre a mudar!

samuel - é pena... mas não hão-de faltar oportunidades!

pvnam - tenho de o ler com mais tempo e atenção...

F. Seixas - O seu desafio é de grande exigência. Como militante (e estudioso da vida) anda a procurar fazer o que exige. Ma, por agora, só adianto, aqui, que há uma dimensão de tempo, e criação de condições, que tem de ser considerada. Quanto a "resultados práticos" fora desta perspectiva temporal, não encontro nada mais enganador...

Abraços e saudações

Unknown disse...

Já venho tarde com o meu comentário, mas ainda hoje quando viajei de táxi até ao Lumiar, fiz esta observação ao condutor: «temos uma sociedade tão avançada na tecnologia, mas desproporcionada na condição humana. São poucos os que usufruiem da tecnologia...»
A mentalidade do táxista era castigadora em relação aos pobres: «não a usam, porque são preguiçosos e porque estão todos os dias nos cafés, sem quererem trabalhar...»
Não avancei mais na conversa.
Em tudo isto, vi um sério problema de mentalidade que demorará anos a resolver até o ser humano se convencer que todos merecem as mesmas oportunidades.
Vejo também que aquilo que mais prevalece nesta cidade é a mentalidade do "rico" que castiga o pobre e toda a sua maneira de ser.