segunda-feira, julho 23, 2012

A execução... orçamental

«A execução orçamental relativa ao primeiro semestre do ano revela um panorama menos desfavorável do que se registava em maio. O boletim de execução orçamental publicado segunda-feira pela Direção-Geral do Orçamento mostra um decréscimo da despesa do Estado em junho, que, segundo a DGO, já reflete parte das medidas de consolidação orçamental aprovadas no OE de 2012. No entanto, o boletim revela também que continuam os problemas no capitulo da receita fiscal, com um decréscimo nos impostos indiretos, embora menos acentuado do que o observado até maio.»

A foto de Vitor Gaspar que acompanha este headline mostra-o sorridente, o que só pode ser motivado pelo lado das despesas. como efeito particular da baixa de subsídios concretizada, como o refere o texto da DGO, não obstante o acréscimo do serviço da dívida, mas não mostra o ar tristonho que o ministro deveria ter ao confirmar o decréscimo das receitas, apesar de se lhe procurar atenuar o ar decerto infeliz com o facto desse decréscimo ser inferior ao observado até maio.

Falando seriamente, sem ares de satisfação pelo que são malfeitorias para o povo português nem sorrisos amarelos pelo fracasso das previsões e agravamento do défice, diga-se que

 

Sem comentários: