domingo, julho 22, 2012

Nota à Imprensa


Reuniram as Comissões de Utentes a Sul do Tejo em Almeirim a fim de trocarem informações e apurarem o ponto da situação das unidades de saúde e dos serviços públicos nos seis concelhos a sul do Tejo e agilizarem as formas de contacto com vista à realização de iniciativas conjuntas em torno de objectivos comuns.

Saúde - Desta reunião os participantes concluíram que há motivos de preocupação relativamente ao estado em que se encontram as unidades de saúde dos seis concelhos, tanto ao nível das instalações, nuns casos, como, o que é mais grave ao nível dos recursos humanos – médicos, enfermeiros e outros profissionais – com graves carências que se irão agravar no curto prazo pela passagem à reforma de profissionais sem que haja garantia de serem substituídos e pela cessação a 30 de setembro do contrato que foi recentemente celebrado com empresas de trabalho temporário que guarnecem as unidades de saúde.
Renovaram a sua solidariedade para com os profissionais de saúde em luta na defesa do Serviço Nacional de Saúde, na certeza de que qualquer reforma na área só se poderá fazer com os profissionais de saúde e os utentes e nunca contra estes.
As Comissões decidiram: realizar na segunda quinzena de Setembro iniciativas públicas, combinadas e/ou conjuntas em defesa do funcionamento de todas as unidades de saúde como funcionaram até o final de 2009 o que implica a reabertura das que entretanto foram encerradas.

Água pública - A ministra Assunção Cristas anunciou no parlamento há algum tempo a privatização da recolha de residios sólidos e a concessão da água, neste caso para que a empresa Águas de Portugal possa encaixar os milhões que tem em défice devido a dívidas acumuladas por municípios. Ou seja: propõe-se a transferir uma dívida contraída por alguns municípios para os orçamentos de todos os utentes da água.
Porém há ainda empresas municipais e intermunicipais, como a Águas do Ribatejo, que podem blindar os seus estatutos a esta intenção governamental de modo a protegerem o perfil das respectivas empresas e os interesses dos utentes que servem. Se o fizerem terão certamente o apreço dos utentes, caso contrário poderão contar com o seu repúdio..

Poder Autárquico Democrático, grande preocupação com as implicações negativas para os utentes das leis do Compromisso, do PAEL e a extinção de Freguesias agravando a situação das populações, em especial das mais isoladas e envelhecidas. As Comissões de Utentes acompanharão a situação de perto e promoverão acções próprias ou em conjunto com as autarquias mais adequadas à defesa das populações.

A SAÚDE NÃO PODE ESPERAR!

POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE PROXIMIDADE E QUALIDADE!

Contactos:
Comissão de Utentes do Concelho de Almeirim – Sónia Colaço: 965 647 313
Secretariado do MUSP Santarém - Domingos David: 910 540 966

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Saúde e educação tendencialmente gratuitas!!!!! E é assim que eles cumorem a Constituição!

Um beijo.