terça-feira, julho 17, 2012

depois deste (segundo) "intervalo"....

Zambujal, 17.07.2012
As circunstâncias (aquilo de que também somos feitos) levaram-me, neste mês de Julho, a sair de todas as rotinas, já por duas vezes. Tiraram-me de aqui uma viagem a Estrasburgo, empurrado pelo "estatuto" de ex, e uma curta estadia em St. Donat sur l'Herbasse, para estar com amigos acompanhando-os num gesto ou acto para eles de grande significado. (Felicidades, Véronique e Dimitri) 
Nestas duas pequenas pausas, apesar de não ter cortado as "ligações" ou "feito férias", senti-me a viver "de outro modo".
Foram-nos proporcionadas (a mim e a meus filhos) manifestações de fraterna amizade e visitámos lugares de muito interesse, como foi o Memorial de la Resistance, a que já aqui me referi.


Vimos fotografias, com alguma emoção recordámos décadas passadas. O Dimitri continua o mesmo puro e bom homem que se adivinhava que viria a ser em criança. Sempre com a mesma enorme ternura e ligação com os animais.


Extraio uns registos dos "dias de agora" (de ontem);

O Dimitri levou-nos a um museu insólito, “Le Palais Ideal du facteur Cheval", e a uma exposição de um fotógrafo de natureza e ninhos, de Nils-Udo, em Hauterives-Drôme.


&-----&-----&

O “Palácio” é um trabalho de décadas, de sonhos e pesadelos, do que o João – e com muito apropósito – chamou uma construção Gaudi feita “à mão”.


&-----&-----&

A exposição de fotos de ninhos é interessante, e foi a vez do Gonçalo avançar com uma “teoria” ou “tese” cheia de profundidade (embora, claro, algo confusa… mas muito clara...) sobre o homem que impõe a sua vontade à natureza e o homem que se deixa atrair e dominar pela natureza.


&-----&-----&

E voltei mais rico... mas também a ter de me actualizar, de retomar o ritmo.
Para "ajudar", vou ler o Expresso... enquanto não chega 5ª feira, que é já depois de amanhã, embora vá procurar "outra informação" neste espaço de dois dias, como a de alguns excelentes companheiros da blogosfera que não tenho visitado! Mas, por favor, não me falem de Relvas, ou de escalracho, ou de hera e outras espécies e ervas daninhas...

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Que bom é viajar assim!!!!!

Um beijo.