sexta-feira, julho 27, 2012

Síria - esperta... a senhora Clinton!?

Entre as muitas coisas que se recebem por diversas vias de intercomunicação, algumas há que nos prendem a atenção. Pelas mais diversas razões.

Exemplifico.

Mail amigo fez-me chegar, há dias, um artigo elucidativo pelas informações que carreia, de MK Bhadrakumar, Asia Times Online. Mas, para além dessas informações, que ficam para processar junto a muitas outras, uma expressão ficou a circular dentro das minhas meninges e não descansou enquanto não veio cá para fora: poder esperto.

O título do artigo, traduzido pelos camaradas brasileiros que mo enviaram, era Síria e o ‘poder esperto’(1) de Hillary Clinton, e resumia-se assim o texto: «A emergência de Israel, que sai da paisagem de fundo, só pode significar uma coisa: que a crise síria encaminha-se para a fase decisiva. Acenderam-se as luzes no palco de operações, e começou a operação de esculpir a Síria. O que vem por aí não será bonito de ver.»

Ora a expressão poder esperto não me largou e reproduzo a nota em pé-de-pégina dos tradutores, que sentiram necessidade de a justificar:

(1) - Orig. smart power. Sobre a expressão, ver Eric Etheridge, New York Times, 14/1/2009, “How ‘Soft Power’ Got ‘Smart’” [como o ‘Poder Suave’ virou ‘Esperto’], onde se lê: “No discurso que fez ao aceitar a indicação para o cargo de secretária de Estado do governo Obama, Hillary Clinton usou quatro vezes a expressão smart power [geralmente traduzido no Brasil por “poder inteligente”, mas, mais literalmente, poder ‘esperto’]; na declaração, que antecedeu o discurso de aceitação do cargo, usou nove vezes a mesma expressão” (http://opinionator.blogs.nytimes.com/2009/01/14/how-soft-power-got-smart/).

"Esperta", a senhora Clinton? Talvez… e manhosa, não ficaria bem?, e outras expressões não tão simpáticas e que incluiriam a família pelo lado materno?

Fica o registo, e posso passar para outra…

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Poder esperto,tem sido poder destruidor e mentiroso.

um beijo.

José Rodrigues disse...

Das caras mais cínicas que me aparecem no ecrã TV...e motivam a raiva de não lhe poder partir o focinho.


Abraço

trepadeira disse...

Criminosa por julgar.

Um abraço,
mário

Antuã disse...

A mulher é uma Chica Espêrta. Mas terá que ser julgada por crimes contra a Humanidade.

Anónimo disse...

http://resistir.info/moriente/siria_22jul12.html

O artigo em resistir.info

samuel disse...

Esperta será... mas isso não evitará que fique na História como uma miserável megera!

Abraço.

Pintassilgo disse...

Esta esperta não serve para mais nada a não ser o crime.