segunda-feira, julho 30, 2012

"L' arroseur arrosé"

do sapo:

Investigação
Regulador investigado
pelo DIAP
Lígia Simões
30/07/12
O Banco de Portugal, é o accionista maioritário da Finangeste, com 44%, sendo o capital partilhado pelo BPI (32,78%), BCP (15,8%) e CGD (4,47%).
A investigação tem como ponto de partida uma queixa, apresentada a 31 de Janeiro, sobre a alegada “actividade ilegal” do Banco de Portugal.
O Ministério Público quer aferir a fundamentação da alegada ilegalidade do envolvimento do banco central nos negócios imobiliários face à sua participação (44%) na empresa Finangeste, há vários anos, em parceira com a banca comercial. Para o efeito, o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa já abriu um inquérito sobre aquela participação maioritária na Empresa Financeira de Gestão e Desenvolvimento.
A investigação da 9.ª Secção do DIAP de Lisboa, a quem foi distribuído o caso, tem como ponto de partida a queixa contra incertos, apresentada no passado dia 31 de Janeiro, sobre a alegada "actividade ilegal que o BdP continua a executar e a falha nos seus deveres de supervisão ao participar no capital da Finangeste", segundo a missiva do queixoso.
________________________

Antigamente. Bem... antigamente, o Banco de Portugal era outra coisa. Era uma instituição do Estado que emitia moeda, que coordenava a actividade monetária e bancária; Ligada ao Governo e em nome do Estado soberano. Passou a ter outras funções, a de... entidade reguladora, assim uma espécie de conselho fiscal  com capacidade de intervenção. Mas que nem intervém nem fiscaliza (veja-se o caso BPN).
Agora, a instituição está metida em negócios imobiliários, e de tal maneira que justifica investigação da Polícia Judiciária.
Só me lembra o velho filme dos irmãos Lumière, um dos primeiros, de 1895! 

8 comentários:

samuel disse...

Esperemos que alguém se constipe, pelo menos, com a "arrosage"... :-)

Abraço.

trepadeira disse...

Não,não foi de água,foi de caca.

Um abraço,
mário

Justine disse...

Já nada é como era: nem os bancos, nem o cinema:)))))

Pata Negra disse...

Rosé, é isso mesmo! Num banco bem português, dois rolos de carvalho, uma tábua de pinho e uma sombra!
Um abraço sem moedas no meio

Pata Negra disse...

rosé?! esqueci-me do a

cid simoes disse...

Ou seja, o BdP pode muito bem ser a cabeça do poLvo.

Edgar disse...

As teias que a aranha tece ...!

Graciete Rietsch disse...

U regulador que se regula a si mesmo e vai regulando os outrs de acordo com aquilo que para si desja.

Um beijo.