terça-feira, julho 03, 2012

OUTRA INFORMAÇÃO - o golpe de Estado no Paraguai

Comunicado de imprensa:
Golpe de Estado no Paraguai

Os eurodeputados do GUE/NLG
encontraram-se com o presidente destituído
para lhe manifestarem a sua solidariedade.

Os eurodeputados Willy Meyer e Inês Zuber deram testemunho da inteira solidariedade do grupo  GUE/NGL ao presidente Fernando Lugo em reuniões em Asunción.
Lugo foi destituído por um golpe de Estado recente de Federico Franco, apoiado por oligarcas e contrariando o mandato popular, assim como o conjunto de garantias legais elementares. Os eurodeputados disseram ao presidente eleito por via democrática que "farão  pressão no Parlamento Europeu para que se junte às organizações internationais tais como a UNASUR e MERCOSUR na sua condenação do golpe de Estado".
"Este golpe de Estado é uma tentativa para sabotar os programas progressistas de Lugo, visando lutar contra a exclusão social, a pobreza e as desigualdades sociais. Os opositores de Lugo querem assegurar-se que as riquezas se acumulam nas mãos da oligarquia financeira."
O presidente Lugo, em nome do povo de Paraguai, agradeceu à delegação a solidariedade e prometeu que continuaria a trabalhar para a restauração das regras democráticas e para impedir qualquer ataque contra os programas democráticos e sociais que pôs em prática em 2008.
Os eurodeputados também se encontraram com outros parlamentares, sindicalistas e representantes da sociedade civil.

(de Estrasburgo)

4 comentários:

Antuã disse...

A "democracia" ocidental é tão linda!.... Faz-se os referendos que forem precisos até que o povo se chateie e diga sim e faz-se os golpes de estados que forem necissários para que a força dos ladrões vingue. E não deixarão de se fazer as guerras que forem precisas em nome da "liberdade" pois os cidadãos terão que ser "livres" mesmo que não o queiram.

Graciete Rietsch disse...

Na América Latina o Povo tem que ser muito forte e consciente para impedir que os donos do mundo destruam as suas conquistas e os presidentes que as prometeram e trabalham para as cumprir

Um beijo.

samuel disse...

A mostrar que ali, como cá, as mudanças terão que ser muito mais fundas. Não basta mudar um presidente, como bem cantavam os "Inti-Ilimani".

"Porque esta vez no se trata
de cambiar un presidente
será el publo quién construya
un Chile bien diferente..."

Abraço.

trepadeira disse...

Há um comunicado,bem esclarecedor,assinado por várias entidades.
Não caberá na caixa de comentários.
Publiquei-o no trepadeira dia 1 de Julho.

Um abraço,
mário