quinta-feira, junho 13, 2013

Registo de "dias de agora"

13.06.2013

Ao fim do dia, uma reflexão a partir do discurso e estadia de Cavaco Silva no Parlamento Europeu.

&-----&-----&

Isto porque ainda um dia destes, numa reunião, levantei esta questão do FMI, depois de algumas últimas posições que técnicos desta instituição tomaram.

&-----&-----&
Não será que, na inevitável transformação do capitalismo – e até onde possa mudar sem alterar as relações sociais a que desesperadamente se agarra –, este terá de acolher uma mudança no FMI, criado há quase 70 anos, quando havia uma União Soviética e massas ganhadoras da guerra, e o mundo (imperialista) se repartia por hegemonias imperiais capitalistas?
&-----&-----&
Depois da sua criação, esse tal FMI veio a ter papel de relevo no controle (económico) das descolonizações (políticas), mas o "estado do mundo” alterou-se imenso.
&-----&-----&
Já se passou por “mundo capitalista”, “mundo socialista” e "não-alinhados", já se passou do GATT ao OMC, e eclodiu o “mundo socialista" enquanto Estados, a globalização e ausência de inimigo no plano inter-nacional obrigou o capitalismo a “inventar” e a formatar “inimigos”, há países emergentes a crescer enquanto se passou pela inflação-desemprego para a stagnaflação e agora as estatísticas (apesar da sua pouca credibilidade) apontam para desemprego e deflação, se “descontruiu” o sistema monetário internacional e se instalou o capital na forma de dinheiro fictício e creditício e a especulação explode.
&-----&-----&
Serão poucas as muitas palavras, mas estou a resumir.
&-----&-----&
E não digo mais, por hoje e por aqui, mas queria deixar imediato registo após as “cavacadas” filo-“europeias” e céptico(senão anti)-FMI, ignorando em absoluto o novo quadro internacional.
&-----&-----&
Em que o Brasil entrou em jogo, assim como a Índia e a África do Sul, que eram colónias, e a China que estava “fora de jogo” e a Rússia que já estava noutro jogo, de que regressou, e também querem “dar cartas” e têm muitos trunfos.
&-----&-----&
Fica este começo de registo.
&-----&-----&

Aqui e – porque não? – também no anónimo.

4 comentários:

GR disse...

O problema reside no 3º parágrafo... e tudo se alterou, não há contraponto.
O sistema capitalista pode agora fazer o que quer, desumanamente esmaga a população (trabalhadora) mundial.
Até quando?

BJS,

GR

Graciete Rietsch disse...

Ainda há muitas forças em jogo e o descontentamento e resistência das massas. Continuemos a luta. O dia há-de chegar.

Um beijo.

Antuã disse...


Chegaremos ao fim da nossa caminhada.

Justine disse...

Acho muito boa ideia que continues a publicar as tuas reflexões, que nos ajudam a reflectir