quarta-feira, maio 22, 2013

Olhar o fundo das questões (ou dos "tachos")

Ontem passei uma parte do dia a consultar coisas várias sobre a "dívida soberana", para eventualmente tratar no colóquio da tarde, no Clube Estefânia.
No quadro abaixo ordeno, em percentagem do PIB, informações tiradas da net (e da CIA...), sobre os vinte países (e Hong-Kong) com maior dívida externa . O número do Luxemburgo, em relação ao seu PIB, é verdadeiramente impressionante e revelador de como o capitalismo se serve de um País que se diria fictício; ainda uma nota para a valor da dívida dos Estados Unidos, de 14,7 biliões de dólares, seguido do Reino Unido, com 9 biliões, e da Alemanha e França, com pouco menos de 5 biliões,para se passar aos números "modestos" da Holanda, Japão, Itália e por aí abaixo.
O funcionamento do capitalismo financeiro é, na verdade, demencial.
Tenha-se ainda em conta que este quadro é apenas de arranque, e se baseia em dados de 2010. Desta situação se partiu para a "crise". Irei falar, quanto possível dos números de agora, de 2012/13. 

Voltarei ao (inesgotável) tema, com a preocupação de, apesar da dimensão da árvore, não deixar de ver a floresta, as relações sociais, a correlação de forças, a luta de classes.

3 comentários:

GR disse...

Como somos enganados!!!
Estou bastante interessada em saber mais.

BJS,

GR

Olinda disse...

Perante os nûmeros do grâfico,fiquei surpreendida.O capital financeiro funciona de tal modo,que depois,serao os paîses pobres a sofrerem as maiores consequencias de tal desregramento.

Um beijo

Anónimo disse...

Uma pergunta ao Sérgio Ribeiro certamente infantil; Mas se todo o mundo deve que é o grande credor?
J. Monteiro