quarta-feira, maio 08, 2013

Dias de agora


08.05.2013
Para hoje, ou hoje, tomei uma decisão.
&-----&-----&
Daquelas de que, talvez…, levarei à prática continuada.
&-----&-----&
A decisão de melhor articular estes dias de agora com o “blog”, e explorar a fórmula que me parece ter resultado para as “postagens” a partir de Berlim.
&-----&-----&
A ver vou… como concretizar, procurando não descambar em “intimismos” (excessivos…).
&-----&-----&
Para começar, ou recomeçar com essa intenção explícita, assumidamente dúplice – até por “economia de textos” – aí vai, tendo em atenção a ressalva posta antes, ou apesar de ela:
&-----&-----&
Apesar de…
Quando, em cerimónia ou evento públicos ou semi-públicos, há motivo para, em termos elogiosos, se falar de mim, do que sou, faço ou fiz, aqueles que são forçados (ou não) a fazê-lo, dizem apesar de… (e segue glosa adequada à personalidade que profere o elogio)... quando isso ouço eriçam-se-me os pêlos (como diz amigo meu a quem parece acontecer isso mesmo).
É que, é preciso acrescentar, esses que assim temperam os elogiosos termos, referindo-se à minha postura cidadã, a actuação cívica, a livro publicado, ou a qualquer outra circunstância de somenos, o fazem de forma peremptória como que aliviando a consciência de pesada carga ou, também, tirando o que se costuma chamar “carta de prego” para que não haja qualquer dúvida da pessoal comunhão com pecadilhos ou pecadões meus.
Quer dizer: acham que sim, senhor, que sou isto ou aquilo, que faço, ou fiz, isto ou aquilo apesar de… e subentende-se que a ressalva nem se se refere muito directamente a mim mas a uma concepção/opção de vida, a um Partido que eu tomei na juventude e de que, teimosamente, não dou mostras de querer abdicar.
Sejamos claros:
Apesar de… o quê?
Apesar de… ser solidário com, ou pactuar com quem come criancinhas ao pequeno-almoço e dá injecções atrás das orelhas dos velhos? Estas “razões”, não!, porque decerto (?) já estariam ultrapassadas.
Apesar de… defender a União Soviética por ter sido o que foi, e assim conivente com as Sibérias e os “goulags” e outros relatos ou ficções, tomados como História incontroversa à maneira de mentiras que, de tão repetidas se tornam verdades absolutas.
ou
Apesar de… a invasão da Hungria, da Checoslováquia, e de outras longínquas e nebulosas circunstâncias internacionais, de que teria sido cúmplice ou não teria explicitamente condenado?
ou
Apesar de… me conotarem com versões do PREC português, com o estendal de alegadas violências, de agressões, de actos por outros perpetrados e pelos nós/comunistas tentados evitar e por eles/nós condenados (como a Rádio Renascença, a Embaixada de Espanha, o jornal República) mas contra nós voltados?
ou
Apesar de… (diz-se) ter ajudado a pôr o País à beira da guerra civil quando estava ocupado em colaborar em planos de médio-prazo, com a ajuda das Nações Unidas, que contribuíssem para rumo outro para os trabalhadores e para o povo que não este em que nos colocaram, e estar entre os que evitaram aventuras perigosas com Rio Maior a dividir Portugal ao meio com um governo no Porto e um Portugal do Sul a fazer de Coreia do Norte?
Apesar de… quê? Digam lá… 
Apesar de os factos e as situações que previ(mos) e preveni(mos) se terem verificado e estarem os trabalhadores, os reformados, os velhos, os jovens, na situação em que estão/estamos?
Fico por aqui. Como diz o mesmo amigo a quem se eriçam os pêlos dos braços: “Barda merda para os elogios”… (ou pior ainda!). 

6 comentários:

cid simoes disse...

Eles continuam acobardados, cinzentos, A pesar na nossa paciência.

samuel disse...

Muito bom! :-) :-)

Abraço.

Olinda disse...

"Eles"sao idiotas!Costumam dizer,tambêm:-Ê muito inteligente,estâ ê no partido errado!Cretinos!

Um beijo

Anónimo disse...

Gostei especialmente deste post.
Muito, muito bom.

Campaniça

Graciete Rietsch disse...

Pois eu continuo a ter imensa consideração por ti pela tua tenacidade na luta, pelos teus conhecimentos, pela forma e desassombro com que os transmites...apesar de todas as calúnias que lançam sobre o teu ideal e as nações e povos que tentaram e tentam levar à prática o mundo que defendes(defendemos).

Um beijo.

Pedro Goncalves disse...

Apesar de... nos crerem fazer crer, moldar a vontade. De nos estenderem o freio indepurado e sorriso amarelo. Exista quem vista e resista. Um fato. Uma pele que se conquista e renasce. De abraço fraterno e olhos nos olhos com o exemplo que não esmorece.