terça-feira, abril 06, 2010

Ainda a propósito dos cantoneiros da limpeza de Lisboa e a informação que temos

Na busca que fiz por dentro das notícias a que temos acesso, encontrei umas coisas curiosas e outras dramáticas, para não dizer trágicas.
No entanto, agora, e porque a razão da busca era a de ver o que tinha sido dito ou escrito sobre a greve e os seus efeitos (que os teve, decerto... e desagradáveis) , não resisto a inspirar-me numa outra notícia que, essa sim, teve relevo, relativa ao presidente executivo da EDP (parece que é assim que se diz) e que, se a assembleia geral da empresa concordar, vai embolsar 3,1 milhões de euros pela sua actividade de 2010.
Pois o chamado CEO da EDP justificou esses valores pela política de remuneração por objectivos. Que ele mais que cumpriu, que ele ultrapassou, evidentemente. Embora hja casos de quem não cumpriu s tais objectivos e, apesar dissi, mas adiante...
A questão é se alguém que esteja a trabalhar, cumprindo os objectivos que lhe foram atribuídos, vai, agora, ter direito acompensações a somar ao seu salário fixo?
Os cantoneiros da limpeza, por exemplo, quantos centos de euros vão receber, a somar aos 650 que recebem por mês, por apanharem o lixo-objectivo que lhes compete, e mais quantos centos por cada tonelada adicional que consigam, em competição individual, agredindo-se e sujando-se uns aos outros se preciso for?
De qualquer modo, puxei da máquina de calcular e vi que 650 euros, sendo a base de salário mensal dos funcionários camarários da limpeza, estão um bocadinho longe dos mais de 220 mil euros mensais (a 14 meses/ano) do dr. Mexia, e são pouco mais de metade do que a ultrapassagem de objectivos consignados ao dr. Mexia o fará (merecer...) receber por hora.
.
São precisas mesmo muitas toneladas de lixo para tanto milhão de euros!
.
(e nem mete golos, o tal dr. Mexia!)

2 comentários:

Maria disse...

Lendo o que li aqui e por acolá e além, e ouvindo notícias, sou obrigada a concluir que este país está a saque, e eu vou desgostando-me dele...

Graciete Rietsch disse...

E os "cantoneiros" que somos todos nós, com tanto lixo que apanhamos incluindo esse tal presidente executivo, bem merecíamos uma compensaçãozinha.

Um beijo.