segunda-feira, abril 19, 2010

Nos 140 anos do nascimento de Lenine - 2 (19.04)

Estas citações até 22 de Abril (todos os dias pelas 18 horas), data em que Lenine nasceu há 140 anos, têm em atenção e prevenção (que reli e reformulo) que a profunda confiança na validade da teoria marxista-leninista não se traduz numa repetição escolástica das obras de Marx, Engels, Lenine, Cunhal (e mais de quem seja), o que as tornaria cada vez menos compreensíveis à medida que a exegese se repetisse; ainda menos se traduz numa embrutecedora condensação de citações, estilo catecismo ou pequeno livro (qualquer a cor).
Nenhuma citação, como nenhum livro de centenas de páginas, se deve esgotar na sua leitura ou, se se esgotasse, nada valeria porque não obrigaria quem leu, quem acaso leu a citação ou o calhamaço, a reflectir com/pela sua cabeça.
2. «(…) Se fosse necessário dar uma definição o mais breve possível do imperialismo, deveria dizer-se que o imperialismo é a fase monopolista do capitalismo. Essa definição compreenderia o principal, pois, por um lado, o capital financeiro é o capital bancário de alguns grandes bancos monopolistas fundido com o capital das associações monopolistas de industriais, e, por outro lado, a partilha do mundo é a transição da política colonial que se estende sem obstáculos às regiões ainda não apropriadas por nenhuma potência capitalista para a política colonial de posse monopolista dos territórios do globo já inteiramente repartido. Mas as definições excessivamente breves, se bem que cómodas, pois contêm o principal, são insuficientes, já que é necessário extrair delas especialmente traços muito importantes do que é preciso definir. (…)»

(O imperialismo, fase superior do capitalismo, escrito entre Janeiro e Junho de 1916, publicado no início de 1917)

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Obrigada pelas citações de Lenine para ler, pensar e tirar conclusões.

Um beijo.