quinta-feira, abril 01, 2010

Reflexões... lentas - sobre tudo

Vou escrever o já mil vezes escrito, já de mil maneiras dito: a política atingiu o seu nível mais baixo.
E, curiosa e paradoxalmente, há pelos chamados políticos um enorme desprezo e um não menor respeito (será a palavra certa?) reverencial (é a palavra certa!).
No ambiente moral em que vivemos, "os políticos" são os que mandariam (mandarins/mandaretes), os que deteriam o poder (poderosos/apoderados), os que, por isso, são os culpados das situações. Situações que as gentes sofrem mas de que se esforçam por se safar (sem força…) num salve-se quem puder de que "os políticos" são modelo e exemplo. Porque, eles sim, eles safam-se sempre!
Depois, e é o pior de tudo (para mim) «"os políticos" são todos iguais». E para as gentes, eu sou… político! Assim me chamam, etiquetam, anematizam. Igual aos “políticos”, claro. Sem o poder deles mas igual. Só que com o que se despreza em "os políticos" e sem o poder que os faz serem respeitados (será o verbo?).
Mas… mais pior ainda. Igual aos outros nos anátemas mas muito pior que os outros… porque comunista! Os comunistas serão os piores de todos "os políticos" pelas razões que levam os comunistas a combater as políticas de "os políticos"…
Embrulho-me nestas reflexões? Não! Neste caso, não sou eu o embrulhado.
E, mais!, luto – como cidadão e vizinho – pela credibilização da Política. Pela dignificação da Democracia.

4 comentários:

svasconcelos disse...

De um lado existem uns quantos que descrebilizam (cada vez mais) a política, por outro existem os que são catalogados por arrasto, e que no entanto, marcam a diferença pela dignidade e verticalidade com que se entregam a essa grande causa de cidadania que é a política. Não, nem todos os plíticos são iguais!
bjs,

Maria disse...

... «"os políticos" são todos iguais».
É a pior frase que pode surgir no meio de uma discussão (conversa) mais acesa. Difícil é mudar mentalidades, porque de facto os 'políticos' NÃO são todos iguais.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Que grande confusão entre os políticos que mandam e/ou querem mandar e os que lutam sem esperar qualquer recompensa a não ser a concretização do seu ideal de um mundo novo!!!!
E conseguir que as pessoas entendam isto!!!!!! Tantas lavagens ao cérebro!!!!!!

Um beijo.

lakyd disse...

m1n97l7h44 j6p90d8b08 l3l76j3u10 x1p46i0b28 i5q21z6n59 s8k72f0y97