quarta-feira, abril 21, 2010

Nos 140 anos do nascimento de Lenine – 4 (21.04)

Entre os muito e decisivos contributos de Lenine, em todos os aspectos desde a reflexão teórica até à prática revolucionária, escolho duas citações para ilustrar o que pode ser encarado como (por quem assim quiser ver…) essa ligação permanente, vital, do pensamento e da acção. Não como fases separadas e sequentes ou consecutivas (penso, logo ajo ou faço, logo penso… com toda a ambiguidade intencional para o significado de "logo", ou de sequência temporal ou de determinante causal) mas como unidade dialéctica.
Essas citações (de e sobre Lenine), a de hoje e a de amanhã, ajudam (espero eu) a mostrar a dimensão espacial que Lenine trouxe ao marxismo-leninismo, corrigindo algum eurocentrismo de que não nos conseguimos (ainda hoje) libertar.


4. «Esta nova situação histórica, que coloca mão na mão os povos oprimidos e a classe operária em luta contra o imperialismo, encontrou a sua expressão na palavra de ordem aprovada por Lenine: “Proletários de todo o mundo e povos oprimidos, uni-vos!”. Em resposta às dúvidas de alguns camaradas sobre a diferença entre essa palavra de ordem e a do Manifesto do Partido Comunista, Lenine declarou: “Certo!, do ponto de vista do Manifesto, ela não é exacta, mas o Manifesto foi redigido em condições bem diferentes, e a nova palavra de ordem é justa do ponto de vista da política actual(*)”»

(*) - Obras (edição francesa), tomo 31, páginas 470/471, em Les idées de Lénine et les relations internationales contemporaines, D. Tomachevski, editions du progrès, 1974, Moscovo.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Grande lição. Nós não temos modelos. Aplicamos os princípios conforme as condições.

Mais um grande abraço, camarada.

Maria disse...

E não é que estava certo?