segunda-feira, abril 19, 2010

Nos 140 anos do nascimento de Lenine - 1

A participação na iniciativa de um encontro com quadros e debate sobre Lenine foi… uma tarefa. E se, por princípio, não quero hierarquizar as tarefas, esta foi das que me deram maior satisfação pessoal. Porque para umas teremos motivação, preparação e experiência útil, para outras… nem tanto.
Essa satisfação pessoal justifica-se (justifico-a) porque, embora nas tarefas de militante de um partido que tem a sua base teórica no marxismo-leninismo, cuja concepção de partido tem em Lenine a sua raíz, e o seu aprender, aprender, aprender sempre deva estar presente em todas as tarefas, por ter participado neste dia de trabalho dedicado a reflexão e debate sobre a sua vida, época, intervenção e obra teórica.
Acresce – e muito – que a média etária dos participantes, que foram mais de centena e meia, não foi muito prejudicada pela minha já provecta idade, dada a grande e bem mais que animadora quantidade (e interesse com que participaram) de jovens.
Em resumo, e pelo modo como correu, por minha avaliação, foi… um dia em cheio.
Não que as tarefas dos últimos dias, e muitas foram, não tenham sido agradáveis e estimulantes, pelo contrário, mas esta foi “especial”.
E, não apenas para cumprir o que deixei escrito no primeiro “post” de hoje, vou deixar uma citação de Lenine [de "O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia", publicado pela primeira vez em 1899. (Obras Completas, 3ª ed. russa, vol. III, pág. 428)] que estava em livro editado (e apreendido) em 1970, para assinalar o centenário do nascimento de Lenine, de que a 22 de Abril não esqueceremos os 140 anos, e começamos já a lembrar...


1. De quem se escreveu ter sido plenamente marxista porque o menos cristalizado e o menos dogmático dos marxistas, pode ler-se:

“De forma alguma encaramos a doutrina de Marx como algo de acabado e intangível; pelo contrário, estamos persuadidos de que ela apenas lançou as pedras angulares da ciência que os socialistas deverão fazer progredir em todas as direcções, se não quiserem ser ultrapassados pela vida”.


Até 22 de Abril, irei aqui colocar, em cada dia, uma citação de Lenine.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Obrigada camarada Sérgio por esta citação. Ela responde plenamente a quem nos acusa de termos parado no tempo e estarmos, por isso, ultrapassados.

Um beijo.

Maria disse...

Estes posts não são para serem comentados. Apenas lidos e digeridos. E não esquecidos. E postos em prática, quando possível...

Obrigada!

José Teles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Teles disse...

Sim, «aprender, aprender, aprender sempre» , aprender também a respeitar os que nos ouvem ou são "obrigados" a ouvir-nos.
Abraço