quarta-feira, abril 07, 2010

A saúde na fronteira ibérica

Há quem se escandalize e grite aqui del-rei, que há traidores e migueis de vasconcelos. Mas... de quem a culpa?
Leia-se esta reportagem.
E acrescente-se uma questão... orçamental. O Estado espanhol não apresenta ao Estado português a conta dos custos com os cuidados de saúde que dispensa aos cidadãos portugueses portadores de "cartão europeu de saúde"? Mais uma via de agravamento do défice orçamental, cujo combate tudo justifica.

6 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Sim appresenta a conta mas, segundo a reportagem, ao Estado Português directamente não custaria mais?

Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Pois... ao tão "protegido" contribuinte, isto é, a todos nós por quem o Governo vela...

Beijo

CS disse...

Em Vila Real de Santo António os doentes vão a Cuba e em toda a fronteira até à Galiza vão a Espanha.E os sem fronteiras vão...

david santos disse...

Bem, pelo menos que não acabe a fronteira. Neste aspecto, claro está!
Abraços

Beezzblogger disse...

Não meu caro, o que se passa , já se passa à muito tempo em Valença, e agora que os Carneiros dos governantes decidiram fechar a Sap de Valença, e os cidadãos e bem, foram acolhidos do lado de lá, como a minha família o faz, não precisa de cartão Europeu nenhum, precisa de ser o que já são, pessoas e seres humanos que vivem dentro do espaço Europeu, ou seja, cidadãos Europeus.

O Governo ao fazer sair essa notícia que hoje também ouvi, ainda que revoltado com o senhor da Administração regional de saúde, um paspalho qualquer de nome Cláudio, a querer fazer passar a ideia que as gentes de lá de cima ou cumprem com a ida de 18 kms para Monção, para no caso de ser mais grave voltarem a fazer 18 + 50 até ao Hospital de Viana, ou será aplicada a factura a estes dos tratamentos efectuados em Espanha, pois a factura virá para a Segurança Social, que a remeterá ao utente que foi a Tuy. MENTIRA, pura demagogia e ameaças de quem não sabe o que fazer à vida com o nojo que andou a meter até agora.

"O Cartão Europeu de Saúde, permite aos cidadãos Europeus em Trânsito no espaço Europeu, receber os cuidados de saúde a que tem direito no momento, sem encargos bem penalizações." - Basicamente é isto que diz as regras do dito, portanto, como poderá provar a SNS que o doente morador na Rua direita nº x, no dia tal, foi assistido no centro de saúde de Tuy, por vontade própria, ou por ironia do destino, num episódio de urgência aquando da sua deslocação para trabalhar no país vizinho?

Deixemos-nos de demagogias e de triquices e resolvam mas é os problemas das pessoas do interior, de todo o interior, e GOVERNEM PORTUGAL, pois é para isso que vos pagos os impostos, seus canalhas.

Queria endereçar, aqui, o meu abraço forte ao amigo DAVID SANTOS, e pedir paciência e desde já a minhas desculpas pela exaltação, mas eu sou assim, a mim, ninguém me cala!!!

@Beezz

Fel de cão disse...

Isto da Saúde é um assunto muito sério. Não é por um serviço fechar à meia noite que vem o perigo...se das 8.00 horas às 24.00 horas os serviços forem de qualidade...No Centro de Saúde fiz o meu melhor,por vezes com muito sacrifício,durante 27 anos, eu e outros como eu ali estivemos 24 horas por dia. Agora lá estão, das 8.00h às 22.00 horas licenciados em medicina vindos de longas paragens e com toda a gente contente...Mas não confundam quantidade com qualidade...A culpa é de todos os governos desde o 25 de Abril...Mas um licenciado em Medicina não é sinónimo de Médico.