terça-feira, setembro 21, 2010

Leituras e (ex)citações

Como em todas as suas crónicas no avante!, Jorge Cadima junta a muita documentação actualizadíssima comentários pertinentes.
Na do último número (lido num avião e, como em todos os transportes públicos, provocando alguma visível… estranheza ligada ao enraizado preconceito), retiro umas frases por me parecerem de muito útil leitura (ou releitura):
«A comunicação social de massas não informa*. Esconde ou cria a “realidade” consoante os desejos dos seus patrões e os interesses de classe que representa. (…) Há 80 anos, no auge da outra grande crise mundial do capitalismo, a conversa era igual, embora os alvos fossem os judeus e a “conspiração judaico-bolchevique”. O racismo serviu de caldo de cultura para lançar a mais violenta e brutal resposta do capitalismo à sua crise – o nazi-fascismo e a guerra.» (Mentiras, racismo e crise)
_______________________
*- A comunicação social de massas por todo o mundo, em todos os alfabetos. Desde que sejam os mesmos os seus donos. O capitalismo financeiro! (Digo eu… e confirmo)

3 comentários:

Maria disse...

Se a comunicação social de massas (a que temos) informasse (e formasse), este país e o resto do Mundo seriam bem diferentes! Mas serão, no dia em que os seus donos sejam 'quem mais ordena'!

Beijos

Graciete Rietsch disse...

Também li esse artio no Avante. Realmente a comunicação social que temos só desinforma.

Um beijo.

GR disse...

Gosto muito dos artigos de Jorge Cadima.
Arrepio-me, de novamente estarmos a passar por uma onda perigosamente racista e xenófoba na Europa como; França, Suécia, Itália, Dinamarca, na Finlândia, na Alemanha, na Áustria, Irlanda, entre outros.
A com.social desinforma-nos.
Nós, lemos o Avante!

Bjs,

GR