terça-feira, outubro 05, 2010

Reflexões lentas - Coerência a todas as horas, precisa-se

Estávamos à mesa, e a nossa amiga saiu-se com esta: «Sabes? O que mais admiro em ti é a tua coerência quotidiana…»
Soube-me bem. Mas fiquei a pensar. E quando um homem se põe a pensar…
Primeiro, por vezes a admiração pela nossa coerência (e não falo, evidentemente, por mim e poe este caso) tem qualquer coisa de comiseração perante uma… teimosia.
Segundo, nunca aceitei a postura de alguns camaradas (também é certo que o deixaram de ser… quase todos) relativamente ao que chamo “horário de trabalho”, que são muito marxistas entre as 9 e as 5 e, por exemplo, passam de marxistas a machistas ao entrar em casa.
Terceiro, o respeito pelo outro/a que nos caracteriza não é apenas para consumo externo, tópico, e não aceito que se use para com os que são “nossos” (este sentido da propriedade…).
Quarto, tenho alguma alergia a teóricos que citam Engels e são desenfreados femeeiros, “coleccionadores de escalpes” (traduza quem quiser).
Quinto, houve tempos em que ouvia com alguma bonomia aquele dito crítico que então corria “aquele é tão do Partido que até vai com o Partido para a cama”, mas agora – porque a vida me tem posto a pensar... – até acho que um comunista não deixa de o ser quando ama (e não necessariamente uma camarada…), quando se despe e… se mete na cama.
Sexto (e último… mas haveria mais…), soube-me bem o que de mim disse a amiga, mas fiquei a pensar (!) que me soube a pouco: tenho é de ser coerente não só todos os dias mas todas as horas. E nem sempre o fui, nem tenho a certeza de sempre o vir a ser. Mas esforçar-me-ei!

4 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Viva Camarada Sérgio Ribeiro,

Continue a ser exactamente quem é e como é, um exemplo a seguir para um aspirante a Comunista como eu. Também eu decidi ir por este "mau" caminho. Ainda bem!

Um grande abraço, desde Vila do Conde.

Jorge Gomes

Graciete Rietsch disse...

Cmarada Sérgio, se tu não és coerente,quem o será?
Eu aprendo muito contigo e também procuro ser coerente.

Um beijo grande e muito amigo.

Graciete Rietsch disse...

Cmarada Sérgio, se tu não és coerente,quem o será?
Eu aprendo muito contigo e também procuro ser coerente.

Um beijo grande e muito amigo.

Justine disse...

A tua declaração está testada, provada e confirmada:))))))))
A outra...