sexta-feira, junho 18, 2010

Hoje!

Da amizade, uma enorme saudade!
«Fomos amigos, podemos viver com essa recordação. Outros têm menos.
Um abraço,
José Saramago»
(do último mail que me mandou)

Pelo homem e a sua vida, um grande respeito.

Pelo escritor, muita gratidão e a maior das admirações.

«(…) De tanta gente que conheci, com quem tive um relacionamento de alguma proximidade, ao encontrar-me com três homens senti essa transcendência. E a minha vida foi muito mais rica por os ter conhecido. Álvaro Cunhal. Fernando Lopes Graça, José Saramago”. (50 anos de Economia e Militância, edições avante!, 2008, pg.316) »

8 comentários:

Maria disse...

E tempo de cicratizar feridas...

Cotovia disse...

A corpo mortal OBRA imortal
Encontrava-me em plena aula quando recebi a notícia e perguntei a meus alunos "Quem se lembra do que vos disse sobre José Saramago o ano passado?"
E, logo o grupo de crianças entre os 8 e os 10 anos respondeu em uníssono "- É um grande escritor português" ao que um outro acrescentou "Recebeu o prémio Nobel da Literatura".
Trata-se de crianças que aprendem português em contexto EPE depois do horário escolar.
Senti-me infinitamente feliz.

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - Um homem é, também, as suas cicatrizes... aquilo que fica (ou que deve ficar) das feridas. Mas cicatrizes não são esquecimento, é onde se passa o dedo para lembrar...
Cotovia - E com razão esse sentimento e felicidade. Nascida no bem trabalho antes realizado.
Corpo mortal, OBRA imortal, excelente síntese. Saudações

Abreijos

Fel de cão disse...

A melhor homenagem que se pode prestar a José Saramago é continuar a ler,reler e divulgar a sua obra.Ontem não fiquei chocado com a notícia da sua morte porque a esperava devido à sua saúde precária. Fiquei chocado com a hipocrisia de alguns.. Jamais esquecerei o que lhe fizeram Cavaco,Santana,Lara...e um idiota (não sei o nome) de um Euro Deputado do PSD que, a propósito de Caim, pedia que fosse retirada a nacionalidade Portuguesa a José Saramago.Li quase tudo de Saramago irei continuar a ler e reler. Sobre José Saramago não digo nada...O HOMEM que sempre foi e a sua obra dizem tudo. A sua obra é tão grande de,durante séculos, vai encantar gerações e cada vez será mais admirada porque é genial e sem paralelo. Até sempre José!

GR disse...

Bonita homenagem dedicas a Saramago.
Também ele ficou mais rico por te ter conhecido.

Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Para Saramago toda a minha admiração e grande saudade.
Não sei dizer mais nada.

Um beijo,camarada.

samuel disse...

Bonito!

Abraço.

miguel disse...

um grande abraço para ti, amigo e camarada próximo (dele).