quarta-feira, junho 02, 2010

A PT e a Telefonica "ao Vivo"

Como se pode comprovar, comecei aqui a falar da dívida e das dívidas das empresas há mas de uma semana.

Logo na primeira mensagem referi as dívidas enormes de duas empresas, a da EDP, com 15 mil milhões de euros, e a Galp, com mais de 2 mil milhões, para dar uma certa dimensão à dívida do Estado que não tem a ver com o défice orçamental e a dívida pública (ou terá...). E também da existêncis de golden-shares, isto é, de reserva de posição para o Estado em empresas que eram públicas, através de acções com direitos e disposições estatutárias especiais.

Poderia ter referido a PT, agora a motivar grande alarido pela enormíssima negociata que está em curso, porque essa dívida é superior a 7 mil milhões de euros, da qual 93% a médio e longo prazo.

Quando está em causa uma "aplicação" de que resulta metade das receitas da empresa e, como foi sublinhado por representante dos trabalhadores, quando da negociação em curso podem resultar graves consequências sociais, nomeadamente de emprego, é significativo que o governo, que detém essa coisa da golden-share, se coloque na posição de "deixar correr o marfim"... lá entre os conselhos de administração e os accionistas.

Há demissões (sob a capa de adiamentos de tomadas de posição) inaceitáveis!



Última actualização: 4 Mar 2010

2 comentários:

Pata Negra disse...

Golden-share?! Não percebo nada dessas coisas mas, quando se fala em privatizar o resto, não é para acabar com isso?! Isto é, restava-nos isso, provavelmente, já nem isso, nem essa posição aproveitam, porque nada disso lhes interessa, ou melhor interessa mas porque estarão do outro lado da barricada! Isto é, digo eu que não percebo nada disto, seria bom que o estado - no mínimo - mantivesse golden shares para acautelar os interesses nacionais. Mas já nem com isso se importam, existam ou não existam! isto está tudo à venda! E já agora - parafraseando Saramago - privatizem também a puta que os pariu!
Um abraço público

Graciete Rietsch disse...

Esse comportamento inqualificável não se desvia nem um bocadinho do caminho que têm seguido. Mas o Povo vai acordando e o rumo poderá inverter-se.

Um beijo grande.