quinta-feira, junho 24, 2010

Reflexões lentas - o serviço público e as empresas - 3 (água)

Nestas reflexões, sinto ter entrado numa espécie de labirinto, ou de monstruosa teia de aranha… não!, talvez a melhor imagem seja a de estar perante um puzzle gigantesco, e ter começado a ver, em zoom, algumas das suas peças minúsculas. Minúsculas? Sim... mas enormes. Tudo depende das escalas que usemos.
Nesta série, não vou deixar mais do que alguns dados, que pistas, que informações sobre coisas do nosso quotidiano mais quotidiano, e no que ele está enredado e enredando-se cada vez mais.
A água. A água é-nos indispensável. Já foi bem livre, não económico. Por isso, o seu acesso, a criação de condições para abastecimento, se processo de "economização", isto é, de transformação em produto, em mercadoria, foi lento, venceu várias etapas, passou inevitavelmente pela de ser objecto de serviço público, fora da óptica do mercado, qual mercadoria cuja preparação e distribuição tivesse a finalidade de acrescer a riqueza individual ou de grupo de uns tantos à custa da exploração de trabalho de muito outros, finalidade inerente ao sistema de relações sociais em que se inseria. Uma espécie de reserva de solidariedade, sem benefícios para uns e sacrifício de outros.
Que vemos hoje?
Diz-nos o grupo de empresas Águas de Portugal (AdP SGPS, S.A.):


Quem Somos
Somos um dos grandes grupos empresariais do sector do Ambiente em Portugal e temos por missão contribuir para a resolução dos problemas nacionais nos domínios de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de tratamento e valorização de resíduos, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social e ambiental.

Trabalhamos com o objectivo de proteger e valorizar o ambiente natural e humano: a actividade das empresas do grupo engloba a captação, o tratamento e a distribuição de água para consumo público, observando os mais elevados padrões de qualidade; a recolha, o tratamento e a rejeição de águas residuais urbanas e industriais, incluindo a sua reciclagem e reutilização em condições ambientalmente seguras, e o tratamento e valorização de resíduos sólidos.

A Sustentabilidade na utilização dos recursos naturais e a preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida, o Equilíbrio e melhoria da qualidade ambiental, a Equidade no acesso aos serviços básicos e a promoção do Bem-estar através da melhoria da qualidade de vida das pessoas são os valores fundamentais do Grupo AdP.
.
Diria eu: belo paleio!
Com imagens lindas, cativante.

E… depois?
Depois…
.
“áreas de negócio:
• águas,
• ambiente,
• resíduos,
• outros negócios”

“estrutura accionista:

Parpública - Participações Públicas, SGPS, S.A -. 72,2%
Parcaixa, SGPS, S.A. - 19,0%
Direcção Geral do Tesouro (DGT) - 8,8%
.
Mais informações:
um capital próprio que ronda os 500 milhões de euros,
uma dívida bancária que duplicou nos últimos 5 anos, ultrapassando, agora, os 2, 5 mil milhões de euros!

6 comentários:

ernestoazevedo@gmail.com disse...

Antes de começar a ler este texto que deixaste, estive a ver num canal de tv um programa sobre a pobreza .....pois falou-se de todos os bens necessários á sobrevivência daqueles que não tem recursos ...e não se falou na agua e teremos de considerar que o mercado tambem se apoderou da agua como um bem de tranzação e como tal de lucro mas que ninguem ainda colocou a questão de que ninguem sobrevive sem água, como tal dá lucro, excepto para aqueles que passam a não ter acesso a esse bem de consumo,por não ter água e todos os outros bens necessários.A nossa reflexão, esperamos nós terá de servir para encontrarmos o caminho para sabermos como resolvemos tudo isto...porque isto tem resolução assim nós queiramos .

Graciete Rietsch disse...

A água é indispensável à vida. É possível sobreviver a uma greve de fome, mas não a uma greve de água.
Como tal é um bem público que nunca, mas mesmo nunca,poderia ser transformado num bem lucrativo. O mínimo que se pode dizer sobre a água é "não à privatização da água"

Um beijo.

Justine disse...

Apontas, com a pedagogia habitual, um dos imensos casos de subversão de valores em que este mundo está atolado...

poesianopopular disse...

Todos os caminhos e mecanismos que tornaram possível esta situação, estão nas mãos do grande capital, os próprios governos que são eleitos pelo povo, são funcionários do grande capital, a maioria que sustenta este estado de coisas - é oportunista, revivalista, fascizante,e consegue estar, representada na maioria dos orgãos de decisão.
A nós, só nos resta lutar, educando, denunciando, consciêncializando, a vitória é dificil, mas será nossa!
Abraço

Antuã disse...

E quando é que o ar deixará de ser um bem livre?!...

miguel disse...

A AdP é exclusivamente pública. ainda. mas a sua estrutura está prontinha a dar o próximo passo. algumas das empresas da Holding já têm capital privado e algumas são exclusivamente privadas, como é o caso da Aquapor... assim se vão dando os passos para apropriar até os recursos mais básicos e elementares.