domingo, junho 06, 2010

No "fio da navalha"...

No seu último artigo de opinião publicado no Gramma, Fidel Castro trata um tema que a todos nos deveria preocupar (e levar a tomar posição): o risco em que vive a Humanidade.
Termina assim o seu artigo:
.
«(...) O presidente Obama pode pronunciar centenas de discursos, tentando conciliar contradições que são inconciliáveis em detrimento da verdade, sonhar com a magia de suas frases bem articuladas, enquanto faz concessões a personalidades e grupos totalmente carentes de ética, e pode desenhar mundos de fantasias que só cabem em sua cabeça e que assessores sem escrúpulos, conhecendo suas tendências, plantam em sua mente.

Duas perguntas obrigatórias:
  • Poderá Obama desfrutar as emoções de uma segunda eleição presidencial sem que o Pentágono ou o Estado de Israel, que em seu comportamento não acata de forma alguma as decisões dos Estados Unidos, utilizem suas armas nucleares no Irão?
  • Como será a vida em nosso planeta depois disso?»

Como, de forma que muito me reconfortou, um visitante deste blog lembra, na faixa do lado direito do anonimosecxxi, reproduz-se um texto de Fidel Castro, de há 31 anos, quando era presidente do Movimento dos Não-Alinhados, com o mesmo sentido.

E, talvez por um incurável optimimo e confiança na luta, formularia, por minha conta e risco (como se fosse resultado da tradução para português...), a "segunda pergunta obrigatória" de maneira ligeiramente diferente: "como seria a vida no nosso planeta (se vida continuassa a haver...) se isso viesse a acontecer?"

A luta continua. Cada vez mais vital e urgente! A paz é uma necessidade dos povos. Da Humanidade.

5 comentários:

José Rodrigues disse...

Eu falava do mais recente que está no vermelho.org.br que desmonta a questão da tensão entre as Coreias a propósito do afundamento duma corveta sul coreana,da base de Okinawa e já levou à queda do 1º ministro do Japão,Hatoyama!

Abraço

samuel disse...

Respondendo à pergunta de Fidel, certamente uma vida bastante dura e curta.

Abraço.

Sérgio Ribeiro disse...

José Rodrigues - é precisamente desse artigo que eu reproduzo os dois últimos parágrafos. (on Notícias de Prensa Latina, 5 de Junho)
Samuel - ou até ausência de vida...

Abraços

Graciete Rietsch disse...

O que pensaria EINSTEIN do que fizeram à sua maravilhosa descoberta. Ele bem alertou. Mas outros "não valores" se impuseram.

Um abraço grande.

Antuã disse...

Lutaremos pela Vida e não seja este o fim da História.