quarta-feira, julho 28, 2010

Album - 2

Esta foto tem, para mim, grande valor afectivo. Trabalhava no Instituto Luso-Fármaco e colaborava no Diário de Lisboa, responsável pela secção de economia. Há mais de 40 anos. No Diário de Lisboa conheci muita gente. Excelente, boa, assim-assim, nem por isso... Como em todo o lado.

A minha admiração pelo Mário Castrim era enorme. O seu Canal da Crítica, em que fazia crónicas diárias de televisão, é um marco no jornalismo e cultura portugueses (apesar de todos os cortes de censura, de que guardo algumas provas com o carimbo e lápis azul). Mas o Mário não era só o Canal da Crítica. Era muito mais que isso, que já muito seria.

Convidei-o para ir ao Luso-Fármaco, fazer uma palestra, um colóquio. Claro que aceitou (como aceitou outros convites que lhe fiz). Guardo esta foto. Com comovida saudade.

Ser comunista, hoje

Esperança:
é a maneira
como o futuro fala
ao nosso ouvido.
Depois
há que saber
organizá-lo.

Então
os comunistas entram em acção.

Mário Castrim

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Grande Mário Castrim!
Grande recordação.

Um abraço.

poesianopopular disse...

Bem me parecia que, as melhores estavam para vir!
Nesta estão dois grandes Homens, que eu muito admirei e admiro, e nem preciso explicar porquê.
Abraço

samuel disse...

Que grande desarrincanço!
Para além de ser muito bonito...

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Que maravilhoso poema. Eu também tinha e tenho grande admiração por Mário Castrim que uma vez escreveu num livro dele para a minha filha que nasceu em 1974 "Amigamigo que vais nascer, o 25 de Abril é para ti".
Não podemos deixar desaparecer os ideais de Abril.
Temos responsabilidades perante todos os que lutaram no passado e perante o futuro.

Um beijo.

Justine disse...

Passo a passo se vai construindo a História!

GR disse...

Após um grande período de avaria deste meu velho computador, entro pela porta da frente com estes dois grandes vultos.
Sérgio que bonita fotografia, cheia de memória.

Bjs,

GR