quinta-feira, julho 01, 2010

Pela PAZ!

Recebido do Conselho Português para a Paz e a Cooperação:

A NATO não é bem-vinda a Portugal!
No âmbito da Campanha «Paz sim! Nato não!» realiza-se um acto público, dia 2 de Julho, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, pelas 17h00, com a instalação de 61 cruzes negras e de um mural alusivo dos 61 anos de militarismo, corrida aos armamentos e aumento das despesas militares, de guerra, morte e destruição protagonizados pela NATO.
Pelas 17h30 será realizada uma conferência de imprensa no mesmo local.
No momento em que é anunciada a deslocação a Portugal, no próximo dia 2 de Julho, do Secretário-Geral da NATO, no quadro da preparação da Cimeira da NATO que se realizará em Lisboa, em Novembro, a Campanha «Paz sim! NATO não!» - que integra 104 organizações portuguesas – reafirma as suas acrescidas preocupações quanto aos reais perigos e ameaças que representará para os povos o reforço da NATO como instrumento de ingerência e de agressão ao nível mundial, agindo sob um qualquer pretexto, promovendo o aumento dos orçamentos militares (nomeadamente dos seus membros na Europa), a corrida aos armamentos, a instalação de bases militares estrangeiras e a presença de tropas fora das fronteiras dos respectivos países, a transformação das forças armadas nacionais em forças mercenárias expedicionárias ao serviço da NATO – isto é, dos interesses e ambições de domínio dos EUA e das grandes potências da UE –, a ingerência, a militarização das relações internacionais e a guerra.
A Campanha «Paz sim! NATO não!» denuncia a postura do Governo português que participa nestas negociações escondendo ao povo português as posições que tem defendido e não promovendo e realizando um sério, plural e amplo debate nacional quanto às gravosas consequências para o povo português que advirão do atrelar de Portugal a esta nova escalada militarista.
Com a divulgação da chamada «análise e recomendações do grupo de peritos para um novo conceito estratégico para a NATO», ganham acrescida legitimidade e validade as aspirações e exigências que a Campanha «Paz sim! NATO não!» coloca relativamente e a propósito da realização da próxima cimeira da NATO:
- Expressar a oposição da população portuguesa à realização da cimeira da NATO e aos seus objectivos belicistas;
- Exigir ao governo a retirada das forças portuguesas envolvidas em missões militares da NATO;
- Reclamar o fim das bases militares estrangeiras e das instalações da NATO em território nacional;
- Exigir a dissolução da NATO;
- Exigir o desarmamento e o fim das armas nucleares e de destruição maciça;
- Exigir às autoridades portuguesas o cumprimento das determinações da Carta das Nações Unidas e da Constituição da República Portuguesa, em respeito pelo direito internacional, e pela soberania e igualdade dos povos.
Entre outras actividades que realizou ou vai realizar, a Campanha «Paz sim! NATO não!» recorda que entregou uma petição à Assembleia da República, assinada por cerca 13.000 cidadãos e cidadãs; marcou uma manifestação para dia 20 de Novembro, em Lisboa; e realizará um acampamento juvenil, de 23 a 25 de Julho, em Avis.

Sem comentários: