sexta-feira, julho 16, 2010

Brevíssima reflexão (das lentas e curtas) - 58

No anterior "post", o comentário de um desses "anónimos de serviço" provocou-me (não no sentido por ele dado ao verbo...) esta brevíssima reflexão que, de tão forte, me trouxe a promovê-la a mensagem, não a ele dirigida, obviamente, porque os membros dessa "família" são sectariamente autistas ou vice-versa, se é que isto não é uma redundância...

Há mais de 160 anos, precisamente há 162 anos, um Manifesto, redigido por uns tais Karl e Friedrich, começou a acertar o passo com a História. Nesse começo, juntaram pontas de várias meadas então disponíveis e, com desacerto aqui, correcção ali, conexão nova acolá, abriram um caminho à compreensão do vivido e, pela permanente procura da destrinça entre o aparente e o essencial, ao entendimento do ser humano e do mundo por este transformado, não para o contemplar e descrever sabiamente mas para lutar por melhor o transformar à luz desse entendimento.

Há 162 anos, mais coisa menos coisa, começou este caminho. Quase sempre acertando nas análises e nas previsões, muitas vezes conseguindo mudanças perenes, também errando mas com a humilde coragem da auto-crítica e da correcção sem apagamento dos erros. Caminho sempre cercado, sempre minado, sempre sabotado. Não raro também por dentro, tão permeáveis somos às motivações e aos interesses pequeninos, à dimensão individual, egoísta.

Há mais de 160 anos, mais ano menos ano! Há muito tempo? Assim será para quem, das escalas do tempo, apenas conhece a da sua vidinha, de triste e pobre e curta "esperança de vida ao nascer"... e deles será o paraíso ou o reino dos céus. Mas tão-só uma migalha de tempo para quem, em Portugal (e no mundo), «sabe que é possível uma vida melhor para os portugueses (e para a Humanidade) num País (e num Mundo) de progresso, democrático e soberano (porque nas mãos dos povos).» E por isso luta!


6 comentários:

Ricardo disse...

Sérgio,

Com algum humor não resisto a perguntar-te se não és tu que escreves alguns textos anónimos para de forma ainda mais geneal poderes esclarecer e completar os teus comentários...

Agora a sério... é preciso ter muita paciência, mas para quem tem um projecto de efectivo desenvolvimento humano, estes e outros comentários anónimos são pequenas pedras que, uma vez mais, por acção das mãos e braços e olhares e ideas e... dos Homens se transformam em esclarecimentos e «ferramentas» que ainda servirão para o progresso da humanidade. é claro que à dimensão do contributo individual e colectivo.

Abraço!

Graciete Rietsch disse...

Cmarada Sérgio
Ler os teus "post" é ganhar mais ânimo e confiança na luta que vamos desenvolvendo, tão bem tu apresentas os factos e rebates os comentários mentirosos e desestabilizadores, na sua maioria anónimos.

Obbrigada e um beijo.

Zé Luis disse...

Estás a ver o que o "filho do pai" - também ele fervoroso anti-comunista e adulador de José Sócrates - fez?!

Maria disse...

Em termos históricos o Manifesto é apenas um recém nascido.
É obrigação de quem acredita que é possível um Mundo melhor continuar a Luta e passar o recém nascido para outras mãos, sempre mais jovens, para que, com a Luta, se venha a tornar possível, um dia!

Beijo.

samuel disse...

Com frases "tão lindas" e sonoras deste e daquele, nomeadamente do Portas, como querias que sobrasse tempo para o Jerónimo?

Abraço.

Antuã disse...

Os eunucos são assim mesmo.