domingo, julho 18, 2010

Previsões económicas "à la carte"... - 3

Antes de passar a coisas mais sérias, ainda mais uma observação nesta denúncia da falibilidade do que nos apresentam com o o falso rigor do "número certo".
Das "previsões de verão" do Banco de Portugal podem extrair-se 8 indicadores (sobre PIB, consumos privado e público, investimento, procura interna, exportações. importações e inflação).
Pois, cotejando essas previsões com as "previsões da primavera" e com as do governo, temos (4x8) 32 previsões para 2010 e 2011. Dessas 32 previsões, apenas em 3 casos - das exportações de 2011 nas duas previsões do BP, do consumo privado de 2010 e das taxas médias de inflação para 2011 nas "previsões de verão" do BP e nas do governo - há coincidência. Ou seja: em 29 de 32 previsões não há coincidência, cada um dos três que prevêm dá um número.
Parece-me um bocado exagerado, mesmo para mim que tenho todas as reservas sobre os números exactos, que considero a negação do rigor.
Acrescento, no entanto, que não culpo os técnicos. Seria como avaliar os cozinheiros pela qualidade de uma omolete ignorando o s fornecedoree dos ovos e a frescura destes, e os ingredientes postos à disposição pelos donos do restaurante.

3 comentários:

Fernando Samuel disse...

Com tantas previsões e tantos resultados previstos, mais parece estarmos a ler previsões astrológicas...

Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Quer dizer os valores falaciosos
em que assentam os cálculos é que são os culpados. Concordo, mas mesmo assim, considero que quem apresenta os resultados também tem as suas culpas.

Um beijo.

samuel disse...

... ou então, contratavam o João Pinto... mas aí teriam que esperar pelo fim do jogo...

Abraço.